sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cecco VM/VG Trote na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.

Cecco VM/VG trote se fez presente na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. O evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro, em São Paulo (SP), e fez parte das comemorações dos 50 anos da Psicologia como profissão no Brasil.

Um dos projetos apresentados junto a ECOSOL  através de um Stands, onde comercializamos produtos artesanais do projeto GERA, atividades que geram renda a partir do trabalho coletivo, que são resultado prático de um Tratamento em Liberdade e da ampliação da contratualidade social dos frequentadores/as do CECCO.
Nesses dias, nosso Stand, assim como os demais que formam a Rede de Saúde Mental e Economia Solídaria foram muito visitados, em cada visita, uma troca, um relato de experiência de Inclusão Social pela Cultura e Trabalho. Nessas TROCAS nos ficou claro a necessidade crescente de uma Política Nacional de Apoio aos Projetos e Empreendimentos que promovem a Inclusão Social pelo Trabalho.

Mais de quatro mil praticas foram apresentadas e pôster e vídeos entre eles o trabalho pinte a sua loucura, oficina realizada no Cecco VM/VG Trote- na semana de luta antimanicomial de 14 a 18 de maio de 2012, no sentido de refletir o quanto os símbolos manicomiais estão presentes nas nossas falas, ações e politicas públicas implantadas.
Fizemos um painel em tecido branco, e em todas as oficinas realizadas nesta semana pelos profissionais, realizaríamos uma pequena reflexão sobre o que é a luta antimanicomial e os frequentadores foram convidados a pintar a sua loucura no painel, utilizando-se de tintas de diversas cores e tipos disponibilizadas, podendo usar pincel ou os dedos para a realização de sua pintura.

Este foi o resultado final 
Na tela em branco aos poucos foram aparecendo as diferentes cores, formas diversas, ocupação dos espaços, palavras soltas com sentido e sem sentidos, movimento e manifestação das mais diferentes emoções e sentidos. Liberdade, opressão, ausência, violência, paz, medo, sexualidade, infância, adolescência, velhice, morte, vida, respeito, desrespeito, afetividade, depressão, alegria, leveza, memórias, isolamento, convivência, desejos,... ficaram impregnadas nas formas e cores utilizadas no espaço disponibilizado. A Luta antimanicomial está no processo de cada uma destas manifestações e os símbolos manicomiais presentes também no cotidiano de cada um de nós. Materializar estas questões nas formas e cores neste pequeno espaço foi a forma que encontramos de dar sentido a luta antimanicomial e a importância dela. 

Você Sabia?
Hoje, segundo pesquisa da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), o cooperativismo gera renda para 2,3 milhões de pessoas no País e movimenta cerca de R$ 12,5 bilhões por ano. Para trabalhadores que encontram dificuldades de entrar no mercado, as cooperativas surgem como uma boa opção. No Brasil são mais de 30 mil empreendimentos econômicos solidários e o faturamento deles chegou a 0,33% do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2010, cerca de R$ 3,7 trilhões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário