Programação do Mês CECCO Vila Maria/Vila Guilherme – Trote


 
O CECCO é um equipamento público, de convivência, de inclusão, de trabalho e formação, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, (Saúde Mental) -  em parceria com Secretaria do Verde e Meio Ambiente. É um espaço aberto para Adolescentes/jovens, crianças, adultos e idosos, independente da condição de saúde, econômica, social e cultural. Tem como principal objetivo promover a saúde, a inclusão, a convivência, atuando na  prevenção de doenças ou agravos.







Descrição Breve das Atividades (População Geral)

1)    Atividades Corporais

·        Dao Yin/I QI Gong/Lien Chi - Exercícios para prevenir a obtenção de doenças crônicas não transmissíveis (Hipertensão, diabetes, etc.)
·        Xian Gong/Lian Gong – Exercícios de Aquecimento e Alongamento, que visam cultivar a energia do coração e dos pulmões.
·        Lian Gong - Exercício que previne e trata das dores no pescoço, região lombar, glúteos e pernas.
·        Alongamento com “bolinhas” – Exercícios que trabalham a destreza manual.
·        Danças Circulares Sagradas – Danças de todos os povos. Utiliza-se de ritmos de fácil execução, com danças tradicionais, músicas folclóricas e indígenas.
·        Práticas Meditativas - A Meditação é um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos; é um período de tempo que guardamos para trabalhar esta mente: uma maneira de diminuir o ritmo, relaxarmos e entrarmos em contato com a parte eterna do nosso ser: o eu-interior. Este estado é alcançado através de exercícios mentais que permitem o contato com o nosso eu interior e promovem a harmonia entre o corpo e a mente.
·        Iniciação ao Tai Chi Chuan  -  Exercícios Corporais, movimentos suaves contínuos e harmônicos. Cultiva a saúde física e espiritual e previne doenças.
·        Tai Chi Pai Lin – Práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa para saúde e longevidade.
·        Yoga – O YÔGA faz parte do que chamamos “Filosofia Perene”: conjunto de conceitos, símbolos, mitos e comportamentos que existem desde os primórdios da humanidade. Os benefícios que o YÔGA proporciona são reais e estão à disposição de todos: saúde e auto-conhecimento.
·        Caminhada monitorada: atividade física aeróbica realizada através da caminhada, antecipada por exercícios de alongamento e aquecimento corporal. Antes e após a prática desta atividade, são verificados os sinais vitais ligados aos sistemas cardiovascular e respiratório.
·        Ginástica – Exercícios que aumentam a força muscular e melhoram o equilíbrio.
·        Atividade de Alongamento preparatória para a Oficina de Dança de Salão: exercícios de alongamento para preparo do corpo, objetivando melhor aproveitamento e de forma saudável para a Oficina de Dança de Salão.
·        Oficina de Dança de Salão: Oficina na qual são realizados vários tipos de dança de salão.
·        Alongamento e Relaxamento – Exercícios com músicas que trabalham o corpo e a mente.

 2)    Oficinas e Convivência

·        Oficina da memória – Através de atividades lúdicas e prazerosas estimula-se os neurônios a fim de manter o cérebro ativo, independentemente da idade.
·        Oficina de cestaria: Esta atividade consiste em transformar papel em objetos artísticos. É uma técnica muito simples, cuja habilidade em manipular o papel é facilmente alcançada.
·        Oficina de artesanato: O artesanato é um espaço onde os participantes se encontram com o objetivo de aprender ou de ensinar técnicas artesanais que utilizam diversos tipos de materiais de fácil acesso como: tecidos, colas, tintas, linhas, papéis, guardanapos, entre outros.
·        Oficina de Bijuterias – espaço onde os participantes se encontram para aprender técnicas de montagem de peças de bijouterias utilizando materiais como fios, pedras variadas, tecido, etc
·        Terapia Comunitária – Espaço de compartilhamento de dores, sofrimentos, alegrias e conquistas, onde a força obtida do grupo ajuda os participantes a enfrentarem seus problemas e dificuldades com uma nova perspectiva.
·        Oficina de Autoconhecimento e Qualidade de Vida: atividade que aborda conteúdos diversificados, com o uso de dinâmicas e técnicas que visam aprofundar o conhecimento de si mesmo e o relacionamento interpessoal. É DESENVOLVIDA POR VOLUNTÁRIO DO PARQUE VILA GUILHERME – TROTE, e portanto as inscrições devem ser realizadas junto à administração do mesmo (telefone: 2905 – 0165)
·        Curso de Fotografia: estudo de técnicas que através da iluminação, ângulos, enquadre e outros, possibilitam a obtenção de boas fotografias. É DESENVOLVIDA POR VOLUNTÁRIO DO PARQUE VILA GUILHERME – TROTE, e portanto as inscrições devem ser realizadas junto à administração do mesmo (telefone: 2905 – 0165).
 Passeios e Eventos Especiais











EVENTOS MENSAIS

·   : Sarau Cultural (atividade Mensal) – Espaço para músicas, poesias e crônicas (toda última sexta-feira do mês).







PROGRAMAÇÃO INFANTIL (crianças de 4 à 12 anos)

  1. Em virtude da freqüência de crianças, fora do período de férias escolares (meses de janeiro e julho), ser mínima durante a semana, e as atividades outrora programadas ficarem esvaziadas, optamos por manter apenas algumas atividades abertas, conforme cronograma abaixo.
  2. Atividades como Brinquedoteca (para quaisquer idades, em outros dias que não sejam no período da manhã e Atividades com Crianças abaixo de 4 anos, bem como com Adolescentes, somente com agendamento através do e-mail: ceccotrote@gmail.com ou celular: 95414-4901 com antecedência de 15 dias)

Descrição Breve das Atividades

·        Brinquedoteca: espaço lúdico de encontro de crianças, onde oferecemos jogos, brinquedos, confecção de brinquedos a partir de sucatas;
·        Brincando no Parque: desenvolvimento de atividades ao ar livre, usando as trilhas do parque




Contamos ainda com o espaço da Sala de Leitura, onde você pode emprestar livros.
Fale com Luís Henrique ou Dora.



Os Centros de Convivência e Cooperativa não transformarão o mundo, mas o mundo só se transformara com projetos deste tipo”.
Paulo Freire
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA A SEXTA
DAS 7h ÀS 17h
Não é necessário agendamento. Todas as Oficinas são gratuitas
 Endereço:
Av. Nadir Dias Figueiredo, S/N – Vila Guilherme –CEP 02110-000
Parque Vila Guilherme – Trote
CONTATOS:


No momento, em função de ocuparmos uma sala provisória (que funciona como "sede" administrativa) dentro das dependências do Parque Vila Guilherme - Trote, não dispomos de internet nem de telefone fixo. O contato conosco deve se dar pelo celular institucional 95414-4901.
Dispomos de um e-mail (que é acessado diariamente): ceccotrote@gmail.com e de um blog: ceccotrote.blogspot.com ou http://www.facebook.com/cecco.vilamaria?fref=ts


Participe das  nossas atividade. Todas são gratuitas e não necessário agendamento.
Você estará promovendo saúde e prevenindo doenças e agravos físicos, emocionais e sociais.

Colabore, traga ideias de atividades para realizarmos juntos/as.



SEJA UM VOLUNTÁRIO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário