quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Casa das Rosas: [AGENDA] Poesia Ilimitada - Destaques de 16 a 21 d...

Poesia Ilimitada - Destaques de 16 a 21 de outubro de 2012



Crédito: Dirceu Rodrigues
Ernesto de Melo Castro é o convidado da Casa das Rosas para falar sobre “O que é a Poesia?”



No momento em que se comemora o Ano de Portugal no Brasil, a Casa das Rosas também terá edição especial do Sarau Chama poética e oficina sobre Saramago



O destaque da semana 16 a 21 de outubro na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, para a semana de 9 a 14 de outubro é o poeta e ensaísta português Ernesto de Melo e Castro, que participará do Ciclo de Palestras: “O que é a Poesia?”, que acontece no dia 21 de outubro, às 16h.



A curadoria do Ciclo de Palestras: “O que é a Poesia?” é do poeta e editor Edson cruz, que convidou poetas de várias linhagens para refletirem sobre a atividade poética. O resultado transformou-se em livro, mote para estas palestras. Cruz é editor do site Musa Rara.



Poeta e ensaísta, Ernesto de Melo e Castro é praticante e teórico da poesia experimental portuguesa dos anos 1960, introdutor em Portugal da poesia concreta, é considerado pioneiro da videopoesia. É pai da cantora Eugénia Melo e Castro.



Sarau



CHAMA POÉTICA
Direção: Fernanda de Almeida Prado.
Com Lula Barbosa e Alexandre Mello.
Sábado, 20 de outubro, 19h.



Minha pátria, minha língua é o título que o Sarau Chama Poética criou especialmente para a Comemoração do Ano de Portugal no Brasil.



Oficina
José Saramago em 4 tempos: Cronista, Interventor Social, Contista, Romancista
Por Susana Ventura.
Terças-feiras, 9, 16, 23 e 30 de outubro, 19h30.



Quando se fala em José Saramago, a maioria das pessoas pensa no escritor de romances, premiado com o Nobel em 1998. O curso pretende aprofundar questões em torno do escritor, abordando crônicas, textos de intervenção social, um conto e um romance. O romance será escolhido pelos alunos na primeira aula, entre duas opções: História do cerco de Lisboa ou A jangada de pedra.



Susana Ramos Ventura é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo e pesquisadora da obra de José Saramago.



FEIRA DE TROCA DE LIVROS



Feira de Troca de Livros, Livros Infantis, Gibis e Brinquedos
Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas.
Sábados, 20 de outubro e 17 de novembro, 14h às 17h.



A Casa das Rosas abre seu espaço para incentiva a mudança de hábitos de consumo, onde os participantes de todas as idades podem se conhecer, conversar, compartilhar saberes e trocar seus livros, gibis e brinquedos.



Traga seu livro, gibi e aquele brinquedo que pede para ser trocado por outro. Não vale livro didático, nem brinquedo quebrado. Os adultos também estão convidados a trazer seus livros para trocar com outras pessoas.



OUTRAS ATIVIDADES



OFICINAS E CURSOS GRATUITOS
Inscrições na recepção da Casa das Rosas. Com certificado digital (mínimo de 75% de frequência).
Vagas: 35.



OFICINAS PARA PROFESSORES
Jogo de palavras – ideias sobre jogos e educação
Com o grupo Zebra5.
Inscrições com o Núcleo Educativo, pelo e-mail:educativo@casadasrosas.org.br.
30 vagas.
Sábados, 6, 20 e 27 de outubro, 10h às 13h.



Série de encontros, para professores e educadores, que busca investigar, com bases teóricas e práticas, o potencial do jogo para as ações pedagógicas e estéticas.



O Zebra5 é um coletivo de educadores e artistas que acredita no jogo como valioso elemento do aprendizado estético.



DO ROMANCE PARA O PALCO – NOITES BRANCAS
Pelo Grupo N8 Coletivo Teatral.
Quartas-feiras, 24, 31 de outubro, 7, 14 e 21 de novembro, 19h.



O curso desafia os participantes a transformar o romance Noites Brancas, de Dostoievski, em teatro. Com base na experiência de criação da peça pelo grupo N8 Coletivo Teatral, a proposta é desvendar as técnicas de análise e composição usadas. Os participantes terão a oportunidade de criar, coletivamente, uma cena partindo do romance.



SOLTANDO A LÍNGUA
Por Marcelino Freire.
Indicado para maiores de 16 anos.
Vagas limitadas: 20 participantes.
Quintas-feiras, 4, 11, 18 e 25 de outubro, 19h30.



O escritor Marcelino Freire, a partir de exercícios feitos em sala, dará dicas de como trabalhar a concisão em um texto, como desenvolver uma ideia, não importando o gênero literário.



Marcelino Freire é autor, entre outros, dos livros Angu de Sangue (Ateliê Editorial) e Contos Negreiros (Record; Prêmio Jabuti 2006). Criou a Balada Literária, evento que acontece anualmente desde 2006.



MÍSTICAS DA TRANSGRESSÃO: JACK KEROUAC E A GERAÇÃO BEAT
Por Claudio Willer.
Terças-feiras, 9, 16, 23 e 30 de outubro, 19h30.



Além de um panorama da Geração Beat, apresentando seus principais autores e traçando um perfil do movimento, será examinada uma questão algo perturbadora: aquela de sua extrema religiosidade, coexistindo com desregramento e rebelião. Willer traça paralelos com rebeliões religiosas arcaicas que chegaram a sustentar a liberdade absoluta, no mundo. Os casos exemplares, pela importância da contribuição literária e pelo que têm de paradoxal, são os de Jack Kerouac e Allen Ginsberg.
Claudio Willer é poeta, ensaísta e tradutor. Publicações recentes: Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia (ensaio); Geração Beat (ensaio); Estranhas Experiências (poesia).



EXPOSIÇÃO PERMANENTE



Visite a exposição de móveis e objetos que pertenceram a Haroldo de Campos, além de algumas fotos deste importante poeta, tradutor e crítico em sua “Bibliocasa”.



EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA



ALMIR ALMAS – POESIA DIGITAL
Curadoria: Elson Fróes.
De 16 de agosto a 16 de novembro.



Apresenta um recorte da obra de Almir Almas em mídia digital. Elson Fróes é bacharel em Letras pela PUC-SP, poeta, tradutor e webmaster. Almir Almas é cineasta, videoartista, VJ e poeta.



ESTALACTITES TIPOGRÁFICAS
Exposição de Guilherme Mansur.
Até sábado, 27 de outubro.



Ao compor, com tipos móveis digitalizados, poemas do expressionista alemão August Stramm, traduzidos por Augusto de Campos, o tipógrafo destaca a materialidade da poesia por meio de um intenso contraste entre tipos art nouveau e marcas da mídia eletrônica.



DA BIBLIOCASA”



BIBLIOCOSMO



Uma bibliocasa cosmopolita
Curadoria: Simone Homem de Mello e Frederico Barbosa.



A biblioteca de Haroldo de Campos sintetiza o pendor cosmopolita da cidade de São Paulo, anunciado por Guilherme de Almeida no seu livro Cosmópolis. Obras de diversas línguas e inúmeras culturas compõem a Bibliocasa de Haroldo de Campos, um verdadeiro microcosmo, perfeita tradução da cidade-caldeirão retratada por Guilherme.



ACERVO HAROLDO DE CAMPOS E COLEÇÃO VINHOLES
De 27 de novembro a 27 de janeiro.



A parte da biblioteca de L. C. Vinholes referente à poesia concreta e à vanguarda japonesa está em vias de ser doada ao Centro de Referência Haroldo de Campos. Uma mostra com obras do acervo Haroldo de Campos e da coleção Vinholes revelará aspectos da amizade entre os dois artistas.



SERVIÇO



Programação Poesia Ilimitada
Destaques da semana de 16 a 21 de outubro de 2012
Av. Paulista, 37
De terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas; domingos e feriados, das 10 às 18 horas
(passível de alteração, de acordo com a programação).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
E-mail: contato@casadasrosas.org.br.
Convênio com o estacionamento Patropi: Al. Santos, 74.
Encontre-nos também no Facebook e no Twitter!
Casa das Rosas: [AGENDA] Poesia Ilimitada - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário