quinta-feira, 13 de março de 2014

CECCO Vila Maria/Vila Guilherme convidam para Dança Circular sagrada

Portal Prefeitura
Atividade traz arte como forma de instrumento de trabalho e visa harmonizar a convivência em grupo e desenvolver a expressão da individualidade
Imagem do post

Por: Lígia Aparecida de Souza e Camila Santos
O exercício da consciência corporal traz ao ser humano um diferencial imenso, pelo estímulo da compreensão do corpo em relação ao ambiente que ocupa e por despertar um olhar atento às necessidades físicas. A Dança Circular Sagrada (DCS), uma atividade que além de conscientizar, tem o objetivo de acalmar o emocional, unir seus participantes, respeitar seus participantes e trabalhar a concentração e memória. Pensando nos benefícios desta prática, no dia 3 de abril o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) da Vila Maria/ Vila Guilherme ministrará para seus funcionário e voluntários, das 8h às 12h, aulas de Dança Circular Sagrada. O mesmo serviço é oferecido à população nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A nutricionista Janete Aparecida da Costa frisa a importância do centro ponto de origem de todos os círculos e de onde todos os participantes estão à mesma distância, representando união e igualdade entre os componentes. “É um encantamento participar da Dança Circular Sagrada. O estarmos juntos, de mãos dadas, dançando em círculo, coloca-nos na mesma posição: profissionais, usuários e familiares equidistantes do ponto central da roda. Permite que nos olhemos e compartilhemos momentos de cooperação, descontração e aprendizado lúdico. Possibilita a reflexão sobre as nossas diferenças que se integram, respeitando nossas individualidades.”, afirma Janete.

Por meio da Dança Sagrada, profissionais têm a oportunidade de realizar a busca conjunta de soluções para a implementação da prática como recurso na prevenção de doenças, vivenciando a cultura e sabedoria dos outros povos. Através dessa Supervisão objetiva-se o fortalecimento e atualização dos profissionais para estimularem a promoção de saúde proporcionada a partir dos benefícios já reconhecidos da dança e integração dos grupos atuantes, por meio da troca de experiências adquiridas anteriormente.

“A alegria de ter a dança como trabalho traz uma sensação muito boa. Gosto muito da troca de energias”, diz Elaine Herrero, fonoaudióloga e focalizadora da dança desde 2008.




Nenhum comentário:

Postar um comentário