quinta-feira, 18 de junho de 2015

Das nuvens para baixo - lançamento do filme no Maria Antonia

No dia 25 de junho, às 19h, o Centro Universitário Maria Antonia e a produtora Geringonça Filmes realizam o lançamento do filme Das Nuvens pra baixo, de Marco Antonio Gonçalves e Eliska Altmann. Além dos diretores do filme, o evento conta ainda com a presença de convidados.
Das nuvens pra baixo retrata a vida da escritora Carolina Maria de Jesus e a relaciona com experiências atuais de outras mulheres que vivem no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, criando continuidades e descontinuidades entre distintas vivências femininas e seus significados nessa comunidade. O filme é inspirado nos diários da escritora, publicação dos anos 60 em que, pela primeira vez na história do país, a moradora de uma favela escreve sobre seu próprio cotidiano. As falas e reflexões do documentário propiciam uma imagem que escapa da violência masculina e descortina uma favela vivida literalmente como substantivo feminino.
Marco Antonio Gonçalves é professor do programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia na UFRJ, coordenador do Núcleo de Experimentação em Etnografia e Imagem e autor de livros e artigos na área de imagem e antropologia, como O Real Imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch(Topbooks, 2008).
Eliska Altmann é professora do programa de pós-graduação em Sociologia da UFRRJ. Trabalhou como pesquisadora em documentários como Edificio Master, de Eduardo Coutinho, e coordena o site CineCríticos, dedicado à crítica de cinema na América Latina. É autora do livro O Brasil imaginado na América Latina: a crítica de filmes de Glauber Rocha e Walter Salles (Contra Capa, 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário