segunda-feira, 21 de abril de 2014

PROJETO APROVADO: PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS PARA PESSOAS IDOSAS


À PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ARÉA TÉCNICA DE SAÚDE DO IDOSO


Informa através do Assessor Sergio Paschoal que foi aprovado pelo CEP de SMS, no último dia 14 de março, um projeto de pesquisa, envolvendo o HC-FMUSP, o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia - IPGG (antigo CRI Leste) e o Centro de Referência do Idoso Norte – CRI Norte.
 Trata-se de um ensaio clínico, para avaliar, se um programa de exercícios de marcha e equilíbrio, aliado a um processo educativo, previne quedas e suas consequências na população idosa, dentro do contexto de nossa cultura.
Com resultados positivos, será uma estratégia importantíssima e eficaz, para se fazer prevenção de quedas no âmbito da saúde pública e coletiva. Quedas é um evento muito prevalente na população idosa (cerca de um terço dos idosos cai, pelo menos uma vez, em doze meses), com custos cada vez maiores para os serviços de saúde, impactando na vida das pessoas, das famílias, da sociedade e dos serviços (sociais e de saúde).
 Foi aprovado pelo CEP de nossa Secretaria o encaminhamento de idosos caidores (pelo menos uma queda nos últimos doze meses) de nossas unidades para os 3 centros que farão a avaliação e a estratégia preconizada. Para isso, deveremos fazer planejamento do encaminhamento com as 3 Coordenadorias envolvidas: CRS Leste (para o IPGG), CRS Norte (para o CRI Norte) e CRS Centro Oeste (para o HC-FMUSP). Serão agendadas reuniões com as respectivas coordenadorias e os centros, envolvendo os interlocutores de Saúde da Pessoa Idosa e nossa Área Técnica.
 Os três centros foram treinados e possuem uma equipe que fará as avaliações e os acompanhamentos.
 Para dar início ao planejamento, faremos uma reunião prévia com os interlocutores de Saúde da Pessoa Idosa e, após, marcaremos reuniões regionalizadas: CRS Leste e IPGG, CRS Norte e CRI Norte e CRS Centro Oeste e HC-FMUSP. A Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa de SMS-G também acompanhará o projeto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário