domingo, 23 de março de 2014

Consenso de Brasília, OPAS/OMS – Leia e Divulgue!

Consenso de Brasília, OPAS/OMS – Leia e Divulgue!

A nossa Rede Estadual esteve presente e participou ativamente da construção desse importante documento que tem como centro a necessidade de ampliação dos direitos sociais, econômicos e culturais dos usuários de saúde mental em toda a América, bem como, a afirmação da necessidade de fortalecer e ampliar as associações e entidades protagonizadas por usuários e familiares. Nossa Rede, foi parte da Comissão de Redação e da Mesa Final de aprovação do Consenso de Brasília.

A Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil convocaram a “I Reunião Regional de Usuários de Serviços de Saúde Mental e Familiares”, nos dias 15, 16 e 17 do mês de outubro do ano de 2013, com os objetivos de: (i) promover o intercâmbio de experiências pessoais e institucionais sobre a autonomia e protagonismo dos usuários e familiares da região das Américas, para favorecer a sua organização social e sua participação nas decisões relacionadas às políticas de saúde mental, dando continuidade aos compromissos firmados ao nível regional; (ii) promover a discussão e reflexão sobre a política pública de saúde mental da região, em particular a em desenvolvimento no Brasil e (iii) empoderar familiares e usuários para avaliação da qualidade e da garantia dos direitos humanos nos serviços.
Participaram desta reunião, representantes de Argentina, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Suriname, em sua maioria representantes de associações e organizações de usuários dos serviços de saúde mental e familiares. Estiveram presentes também representantes de: Organização Mundial de Saúde; Organização Pan-Americana de Saúde; Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e do Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil; e Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil.
Leia, Divulgue e Discuta em seus projetos, oficinas e empreendimentos!!! Vamos espalhar esse Documento por todos os nossos equipamentos!!! Importante que todas (os) gestores públicos leiam e reflitam esse Documento da OPAS/OMS!!
Conheça mais a OPAS/OMS – clique aqui
Consenso de Brasilia - clique aqui

--
Rede de Saúde Mental e Economia Solidária
http://http://saudeecosol.org/
http://www.flickr.com/photos/saudeecosol

Nenhum comentário:

Postar um comentário