segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VOCÊ SABE ONDE DESCARTAR MEDICAMENTOS (SOBRAS E/OU VENCIDOS) NA CIDADE DE SÃO PAULO?


O descarte de medicamentos deve ser feito em locais adequados, evitando os riscos de contaminação do solo e da água. Para facilitar o descarte correto deste resíduo, a Prefeitura de São Paulo mantém parceria com a iniciativa privada para receber os medicamentos em supermercados e farmácias espalhadas pela cidade, além de disponibilizar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o recebimento.

Nos supermercados e farmácias os medicamentos podem ser depositados em urnas feitas especialmente para acondicionar de forma segura o resíduo. Já as UBS´s recebem o produto, identificam a categoria química e o acondicionam devidamente embalado e lacrado. Posteriormente os resíduos são coletados pelas concessionárias que prestam o serviço de coleta à Prefeitura de São Paulo e são levados para o tratamento adequado em veículos customizados.

Clique Aqui para consultar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima:
http://www9.prefeitura.sp.gov.br/forms/estabelecimentos_saude/index.php

Clique Aqui para consultar os supermercados, farmácias e outros locais que recebem os medicamentos:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/decarte_medicamentos_1334781349.pdf

PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS DE SAÚDE?
Os resíduos de saúde são classificados em grupos diversos, e cada um recebe uma destinação diferente. Materiais como algodão, gaze e outras bandagens, e também os objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, são levados a uma Usina de Tratamento, onde recebem descontaminação e posteriormente são encaminhados para aterros. Já os medicamentos vencidos e produtos químicos são incinerados em usinas preparadas ambientalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário