domingo, 24 de março de 2013

ESPERANÇA PARA CRIANÇAS E JOVENS DO CINGAPURA


ESPERANÇA PARA CRIANÇAS E JOVENS DO CINGAPURA

Auditório do IPREM - 16/Mar/2013
Fonte: ZN Na Linha
Todos sabem das grandes dificuldades enfrentadas pelos moradores do conjunto habitacional Cingapura Zaki Narchi. São mais de 5 mil moradores nem sempre bem assistidos pela poder público. Assim, uma parceria entre Associação Viva Bem Zaki Narchi, Associação Projeto da Amizade e o Instituto Center Norte pretende recuperar a auto-estima dessa população.
Bento Inácio, da Viva Bem Zaki Narchi, fala aos presentes.

Cerca de 200 pessoas compareceram ao auditório do IPREM, exatamente em frente ao Cingapura Zaki Narchi, para acompanhar o lançamento oficial do projeto Viva Bem Zaki, que vai levar oficinas permanentes de dança para as meninas, karatê para os meninos, e ginástica para as pessoas da 3ª-idade, moradores desse conjunto.
Luiz Henrique Diniz Jr., presidente do Projeto da Amizade, explicou que a associação existe há 15 anos, e com essa experiência de contato com comunidades carentes vai coordenar o projeto e fornecer os profissionais que ministrarão as oficinas. Bento Inácio Santos, presidente da Associação Viva Bem Zaki Narchi, contou que mora no Cingapura há 31anos. Para ele esse projeto é uma "formiguinha", pois atenderá 120 jovens, sendo que o conjunto tem mais de 2.000 crianças. "Mas temos a esperança de crescer", disse Inácio.
Homenagem a Glorinha Baumgart.
Muitas crianças presentes.

Glorinha Baumgart, presidente do Instituto Center Norte, reafirmou seu amor pela ZN. "Não nasci na Zona Norte, mas vim para cá há 48 anos e fui acolhida de forma carinhosa. Essa é uma região à qual devemos muito". O Center Norte foi inaugurado em 1984, e Glorinha lembrou que desde essa época atua fortemente em ações sociais. Em 2002 foi criado o Instituto Center Norte, cujas ações são mantidas principalmente pelos recursos vindos da reciclagem de papelão e embalagens cedidos por centenas de lojas do complexo Center Norte. "Queremos contribuir para o desenvolvimento humano, tornando a sociedade melhor para todos", afirmou.
Exibição das alunas de dança do Projeto Amizade

As atividades de dança, karatê e ginástica serão realizadas na sede da Associação Viva Bem Zaki, conhecida como Casa Amarela, com turmas em dois períodos, de 2ª-f a 5ª-f. 
Ao final do evento os alunos da professora de dança Aline, que já praticam na Associação Projeto Vida, fizeram uma exibição para o público, dando uma amostra do que poderão fazer os alunos do Cingapura Zaki Narchi, daqui a uma ano. 
Minudências
- O IPREM - Instituto de Previdência Municipal fica de um lado da av. Zaki Narchi que é distrito Vila Guilherme. Do outro lado, onde está o conjunto Cingapura, já é distrito Santana.
- Presente também ao evento, além de lideranças comunitárias, o secretário municipal de Esportes Celso Janete, o subprefeito de Santana/ Tucuruvi Roberto Cimino, e o chefe de gabinete da subprefeitura V. Maria/ V. Guilherme Luiz Carlos Gutierrez.
- A Polícia Militar foi representada pela ten.-coronel PM Edineide, e a Guarda Civil Metropolitana pela comandante regional Mônica Mazzola.
- O secretário de esportes Celso Jatene afirmou que quer estar junto nessa união, e acrescentar vagas à comunidade carente do Cingapura Zaki Narchi.
- Além da professora Aline, de dança, as oficinas serão ministradas por Alexandre Pires, tri-campeão de karatê, e prof. Pelé, na ginástica para 3ª-idade.
- Sobre a ginástica para idosos, o Instituto Center Norte divulgou que, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde, para cada dólar empregado em programas de atividades físicas para idosos, há uma economia de 4,5 dólares em serviços de saúde. 

Um comentário:

  1. Muito legal este projeto, eu sou bailarino e professor do projeto da amizade e valorizo muito há ajuda para outras pessoas(comunidades) como me ajudou também!...
    Parabéns e tenham um grande sucesso pela frente!

    ResponderExcluir