segunda-feira, 25 de março de 2013

A partir de 3 mil passos, caminhada pode ser aliada da saúde


A partir de 3 mil passos, caminhada pode ser aliada da saúde, diz médico

Fábio Ravaglia afirma que prática é o exercício mais democrático que existe e permite fazer da rotina uma forma de praticar esporte

O ato rotineiro de caminhar do ser-humano pode se tornar um aliado da saúde. Para isso, basta ser combinado com ritmo e distância adequados. O médico Fábio Ravaglia, especialista em caminhada, afirma que 3 mil passos por dia permitem fazer do ato de andar uma atividade física. Para se tornar um esporte, ele aponta serem necessários entre 7 e 10 mil passos.
Veja Vídeo aqui
- A caminhada é o exercício mais democrático que existe e que possui a maior adesividade das pessoas no esporte. Se uma pessoa arruma a casa, a cama, isso é uma atividade física. Quando chega a uma atividade maior, com um consumo calórico maior, se torna um exercício físico - disse ao "SporTV News".
Ravaglia afirma que toda atividade física pode ser fracionada em diferentes períodos, mas defende que o ideal é que ela seja realizada de uma só vez. No caso da caminhada, em uma hora, diariamente.
Mulheres caminhando (Foto: Agência Getty Images)Caminhada do dia a dia pode ser aliada da saúde
(Foto: Agência Getty Images)
O especialista destaca que a corrida possui mais impacto e, por isso, muitas pessoas optam pela caminhada para evitar se machucar. Segundo ele, caminhar é uma atividade praticamente livre de lesões.
- O ideal é que se tenha um movimento simétrico de pernas e mãos. Isso traz uma caminhada mais fácil, mais fisiológica, com uma biomecânica melhor - explica Ravaglia.
A dona de casa Maria Aparecida Guimarães, de 64 anos, afirma que a intensa rotina lhe rende uma prática diária de atividades físicas. Munida de um pedômetro, equipamento que mede o número de passos, ela registrou 10.846 no final de um dia.
- Realmente eu não paro, quando vou para a rua, ando o dia inteiro. É prova de que a dona de casa também anda muito - disse.
Fonte: SporTV News".

Nenhum comentário:

Postar um comentário