domingo, 25 de novembro de 2012

Presença no 1ª Seminario/Mostra da Rede Estadual de Saude e Ecosol

Na parte da manha tivemos a apresentação da Mesa por Leonardo Pinho(Leo)  Mesa de Abertura com o tema: Parcerias e os Desafios para o Fortalecimento do Cooperativismo Social com a participação de Fernanda Nicácio( Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – Ministério da Saúde) junto com Prof. Paul Singer atual Secretario Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego com o Professor Valmor Schiochet. Ivo Pons do  Design Possivel, Beth UNISOL Brasil - Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários e Ari ao fundo do Conexão Solidária - ADS - CUT. SUTACO (Superintendência de Trabalho Artesanal nas Comunidades. Ana da Escola de Enfermagem da USP – Núcleo Interdisciplinar de 
Saúde Mental e ECOSOL.
O objetivo da mesa foi de  problematizar os grandes desafios para a consolidação do cooperativismo social, numa perspectiva de promoção da Inclusão Social pelo Trabalho e ampliação da contratualidade social dos usuários dos serviços de Saúde Mental.  
Na parte da Tarde tivemos os grupos de trabalho com as temáticas a) Comercialização; b) Marco Legal; c) Formação e Assessoria; d) Políticas Públicas;e) Gestão e Funcionamento da Rede; f) Comunicação/ Marketing; g) Captação de Recursos/ Parceiros h) Formalização.     

Trouxemos deste seminário esperanças o compromisso de estar no  dia 29 no Lançamento do Selo Social e que em 2013 vamos certificar o processo de comercio justo nossos empreendimentos.Aumentando  Parceria  e Diversidade de olhares em nossa Rede Saúde Mental Ecosol. Os Ceccos e os Caps presentes tiveram a clareza de participar deste processo na construção de novos sujeitos de direitos e de inclusão social pelo trabalho, dando um lugar social para os usurários de nossos serviços.
Selo Social (S2) é um SPG (Sistema Participativo de Garantia) impulsionado pelo Design Possível, Consulado da Mulher e Rede Estadual de Saúde Mental e ECOSOL, visando a verificação, adequação e certificação de negócios inclusivos e empreendimentos econômicos solidários aos princípios e critérios do Comércio Justo e Solidário.Os SPGs caracterizam-se pelo controle social, pela participação e pela responsabilidade de todos os empreendimentos envolvidos pelo cumprimento dos critérios e princípios do Comércio Justo e Solidário. O controle social é estabelecido pela participação direta dos empreendimentos do SPG; estes atores estabelecem e dinamizam ações coletivas de avaliação da conformidade e de melhoria de seus processos e produtos, avançando em sua organização coletiva e colaborativa.

Como material de aprofundamento e estudo viemos com o jornal do Serviço de Saúde Dr Cândido Ferreira. Adquirimos o livro autografado  Saúde mental e Economia Solidária :armazém das oficinas um olhar para além da produção. Organizado por Josely Rimoli e Cleusa Ogera Cayres. E ainda ganhamos  o material Economia Solidária. Outra economia acontece que faz parte da campanha Nacional de Divulgação e mobilização Social do SENAES
Também recebemos a esperada noticia  que saiu o resultado da Chamada Pública de Projetos SENAES/MTE nº 004/2012 - Apoio e Fortalecimento De Redes De Cooperação Constituídas por Empreendimentos Econômicos Solidários em Cadeias Produtivas e Arranjos Econômicos Territoriais e Setoriais de Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis e Solidários- que a  Rede Estadual de Saúde Mental e ECOSOL apresentou , através do Instituto Integra para o Desenvolvimento, para a constituição de uma Base de Serviço de Cooperativismo Social e Economia Solidária no Estado de São Paulo foi  APROVADO. Dos 130 projetos aprovados três pertence ao CECCO Trote, sendo Eles: Grupo Gera Sabão Ecológico, Grupo CriArt Bijuterias, Grupo Mãos que Tecem: Artesanato
Parabéns a REDE que todos os meses mobiliza as Oficinas e Projetos que promovem a Inclusão Social pelo Trabalho, mostrando a Força e a Vitalidade da Autogestão e do Cooperativismo Social.
Com relação aos nossas Oficinas de trabalho realizadas no Cecco Trote temos muito a avançar na construção, participação e efetivação do cooperatismo social.Estamos em rede e prontos para alavancar este processo.

Quer saber mais: Conheça o Decreto que instituiu o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário: DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010  e os  Princípios e Critérios do Comércio Justo e Solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário