quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Grupo Gera - inclusão social pelo trabalho -voluntários/as no Cecco Trote


A ação dos voluntários contribui para formação   e ,   para garantia da continuidade das  Oficinas – grupo GERA, no Cecco VM/VG Trote, que são regidos pelas diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental e Economia Solidária.. Percebe-se que a ação concretizada através do artesanato (tricô, crochê, pintura, cestaria, costura), do sabão ecológico e da bijuteria  vem  acontecendo de maneira propositiva e estimulando a criatividade artística e o compromisso social. Além disso, vem proporcionando autonomia, reabilitação psicossocial e cidadania. 
Vejam vídeo do trabalho realizado pelos Voluntários/as, se alternam como oficineiros/as nesses grupos, tendo um papel fundamental  na formação e  capacitação da população alvo  e nas habilidades voltadas para  o mundo do trabalho, especialmente, para o objetivo direto da proposta: a produção de artefatos artesanais para a geração de renda.



 “A economia solidária e o movimento anti-manicomial nascem da mesma matriz – a luta contra a exclusão social e econômica. Uns são excluídos (e trancafiados) porque são loucos, outros porque são pobres. Há ricos, que enlouquecem porque empobreceram e há pobres, que enlouquecem porque ninguém os nota (o que é uma forma particularmente cruel de exclusão). A matriz comum de ambos é uma sociedade que fabrica pobres e loucos de modo casual e inconsciente” (SINGER, 2005). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário