sábado, 6 de novembro de 2010

PROJETO EDUCATIVO E CULTURAL

PROJETO EDUCATIVO E CULTURAL


O Projeto Educativo e Cultural tem como enfoque o trabalho de educação ambiental que será desenvolvido em parceria com o Parque de Vila Guilherme – Trote e segue também os princípios do Programa de Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde, que visa trabalhar a não violência nos diferentes ciclos de vida.
O espaço que temos para desenvolver o Projeto é o mesmo da  Sala Verde,  Sala de Leitura  e da Brinquedoteca  e também todo área externa do Parque.

1. Brinquedoteca

A implantação das brinquedotecas em equipamentos de saúde tem como respaldo o Decreto Municipal nº. 44.592 , de 08/04/2004, que regulamenta a Lei nº. 13.314, de 31 de janeiro de 202, que dispõe sobre o “Projeto de Humanização do acendimento Hospitalar” nos hospitais públicos municipais e a Lei Federal nº. 11.104 de 21/03/2005 , que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.
Em 2001 a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e implantou a primeira brinquedoteca que recebeu o nome de “Betinho”, no Hospital do Servidor Público Municipal e no ano de 2002 todos os hospitais municipais e algumas Unidades de Urgência e Emergência já contavam com brinquedoteca.
Numa atitude pioneira o projeto foi estendido à rede de Atenção Básica de Saúde com o apoio e parceria do Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e o Banco Santander Banespa.
Na Secretaria Municipal de Saúde até março de 2009 já foram implantadas 74 Brinquedotecas, sendo: 01 OSS Santa Marcelina, 14 Hospitais, 06 Prontos-Socorros, 07 Centro de Atendimento Psicossocial Infantil, 04 Centros de Convivência e Cooperativas, 01 Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis, 35 Unidades Básicas de Saúde e 06 Ambulatórios .
A Brinquedoteca do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme foi recentemente montada com materiais enviados pela Secretaria Municipal de Saúde e que estavam sendo utilizados em outro espaço que foi desativado no CECCO Jaçanã.
Temos como proposta trabalhar com atividades dirigidas em dias pré-estabelecidos e desenvolver temas direcionados aos Cuidados de Saúde, Meio Ambiente e Cultura de Paz.
As atividades serão divulgadas para os freqüentadores do Parque, comunidade da área e principalmente para as Escolas da região.
A idéia e que as Escolas possam trazer grupos de crianças por sala de aula para conhecer o Parque e participarem de atividades dirigidas que serão administradas no espaço da Brinquedoteca e na área externa do Parque.
A meta do trabalho é formar grupos de crianças e adolescentes também entre os visitantes do Parque e Comunidade que poderão se inscrever ou virem participar das atividades nos dias pré-estabelecidos.
Pretendemos também organizar plantões de atendimento da Brinquedoteca com pessoas da comunidade que tenham perfil e interesse em trabalhar com o público infanto-juvenil , principalmente nos finais de semana.
OBJETIVO GERAL

Oferecer a criança,ao adolescente e a família um espaço interativo e lúdico para o aprendizado, socialização e de conhecimento para promoção e prevenção da saúde e de respeito à diversidade e ao meio ambiente.

OBJETIVO ESPECÍFICO
- Promover o conhecimento dos recursos de sua comunidade e da sua responsabilidade na preservação e cuidado de sua saúde e do meio ambiente;

- Desenvolver os conceitos dos 5 R’s : Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar, onde o primeiro passo é reduzir a quantidade de lixo que se produz, depois reutilizar tudo que pudermos e reciclar, repensar nosso comportamento diário e recusar produtos que agridam a saúde e o meio ambiente;

- Propiciar momentos de reflexão e discussão que mobilize o interesse das crianças,adolescentes e familiares para desenvolver ações que transforme as suas atitudes individuais e o seu compromisso pela melhoria da qualidade de vida da comunidade;

- Oferecer espaço para desenvolvimento de Projetos que beneficiem a comunidade;

METODOLOGIA

Pretende-se construir o conhecimento através da participação da criança, adolescente e família levando-se em consideração o conhecimento, as suas necessidades de saúde e bem-estar, sua história, sua cultura, a partir da reflexão, indagação e discussão dos conteúdos e temas propostos;


ESTRATÉGIA


1. OFICINA DE CONTOS

A imaginação, a fantasia, o faz-de-conta são aspectos naturais das crianças e desse trabalho de estímulo a imaginação, a criatividade temos como resultado a aprendizagem.
As crianças têm uma capacidade incrível de criar todo um universo paralelo ao mundo em que vivem, às vezes, é até um pouco difícil identificar em que mundo elas estão – no nosso mundo real ou no seu mundo imaginário.
Quando paramos e observamos as brincadeiras das crianças, vemos ali grandes heróis, princesas, fadas, monstros...vemos um mundo cheio de fantasia, onde não há limites para a imaginação. Afinal, é a brincadeira que traz para a criança o contato com o mundo real.
Atuar no espaço da Brinquedoteca é exercer um papel de educador, estimulando a criatividade, cooperação, sensibilidade, entre vários outros valores, fazer com que as crianças aprendam e também nos ensinem.
Vários temas podem ser tratados de forma lúdica, assim, o aprender e o educar se torna divertido e prazeroso.
O educador também é a fonte de inspiração das crianças, é o eterno negociador entre a fantasia e o real, aliando todo o prazer do conhecimento.
 O ato de contar estórias, além de contribuir para transmissão de valores e exemplos de conduta, traz cumplicidade que aumentam os laços afetivos, a confiança e a camaradagem. Ler estórias para as crianças é muito desejável, amplia seus horizontes, traz novas perspectivas de vida, instaura o hábito de leitura e o ato propriamente de contar estórias com os próprios recursos pessoais, utilizando o recurso de entonação da voz (mais aguda ou grave) de desenhos, fantoches, bonecos, teatro de sombras e outras técnicas potencializam muito mais os benefícios citados acima.
Na oficina também será proposto à confecção dos personagens da estória com materiais reciclados, trabalhando assim o conceito de reaproveitamento de material e cuidado com o meio ambiente, além de desenvolver a criatividade e habilidades motoras e artísticas

2. OFICINA DE JOGOS LÚDICOS

Constatamos que cada vez mais na sociedade estão se perdendo hábitos e costumes e principalmente sendo esquecidas as brincadeiras antigas apreendidas de geração em geração e que estão sendo substituídas por outras práticas isoladas, como o uso do computador.Isso influencia o comportamento das crianças que estão mais “virtuais”, gerando perda do desenvolvimento motor, da concentração, equilíbrio, linguagem e oralidade, noções de espaço e tempo, raciocínio, regras e limites e socialização.
A vida em grandes centros urbanos dificulta a convivência e a troca de experiência ,priorizando passeios em shopping e o consumismo e o acesso aos meios de comunicação de massa cria padrões de conduta que nem sempre são adequadas as necessidades das crianças, adolescentes e adultos.
Portanto esse trabalho pretende resgatar o valor das diversidades culturais e propiciar momentos de troca de experiência e de conhecimento, enriquecendo a sua rede grupal, comunitária e social, bem como manter viva na memória a riqueza do patrimônio cultural, através de um processo de retro alimentação : memória, rede e mudança social.
O programa é dirigido para todos os ciclos de vida e serão desenvolvidos através de vivências grupais, dinâmicas, jogos, brincadeiras, contos, lendas, fábulas, canções e provérbios, dentro do espaço da Brinquedoteca e na área livre do Parque de Vila Guilherme – Trote.
: "Bem sabemos que rememorar se assemelha a uma escavação em que o cotidiano reaparece descrito, em que cada lembrança torna-se cúmplice de novas lembranças, que vão autorizando um exercício de tirar o presente do engessamento em tarefas que o sufocam, realizando um pacto criador em que a emancipação da força do passado ajuda a vislumbrar outros tipos de futuro". (BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999, 181).


3. SALA VERDE

O projeto aguarda os recursos para a implantação do Projeto da Sala Verde que visa à construção de um espaço físico e virtual de referência em educação ambiental no Parque do Trote, integrando as ações do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis e Verdes.
Esse espaço pretende disponibilizar material de consulta sobre meio ambiente, já disponível e gerar inquietação necessária à produção de novos conhecimentos, o que significa desenvolver ações de promoção à saúde e meio ambiente.

4. TRILHAS ECOLÓGICAS E DO SENTIDO

A área que hoje é ocupada pelo Parque de Vila Guilherme – Trote passou por uma reforma , onde se priorizou um projeto de inclusão dos portadores de deficiências físicas.
O Parque conta com um local para caminhada com barras, com o jardim dos aromas,onde
 foi feito o plantio de ervas medicinais no percurso para o desenvolvimento dos sentidos do deficiente visual, que pode ser utilizado como trabalho inclusão e respeito às diversidades com crianças e adolescentes que não tem nenhuma deficiência.

Está previsto também o Projeto de Equoterapia no espaço das Cocheiras , que
ainda aguarda a liberação de verbas para iniciar as reformas.

O Parque de Vila Guilherme – Trote desenvolveu todo um trabalho de mapeamento da sua área externa e criou algumas opções de trilhas ecológicas , com o objetivo de se trabalhar a educação ambiental.

Esse trabalho será coordenado pela Administração do Parque de Vila Guilherme – Trote e será desenvolvido pelas estagiárias do Parque em parceria com a equipe do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme – Trote.

5. HORTA COMUNITÁRIA

Palavras-chave: cooperativismo; segurança alimentar; economia solidária

A idéia da Horta Comunitária surgiu de uma discussão no grupo de oficina cultural , onde se perguntou qual seria o potencial do grupo e do local para gerar algo que desse algum retorno. Algumas opções foram levantadas como o da Horta Comunitária, uma vez que o Parque tem espaço que ainda não está sendo utilizado.
Levamos a idéia para a Administradora que está desenvolvendo o Projeto com as estagiárias, que pensa em utilizar o espaço para desenvolver cursos e talvez gerar hortaliças para o consumo do grupo que estiver trabalhando no Projeto.
Durante uma pesquisa sobre Horta Comunitária, alguns temas são propostos, como: localização, limpeza do terreno, planejamento da horta, montagem dos canteiros, formação de sementeiras; condução – plantio, tratos, culturais, principais pragas; métodos de compostagem; controle biológico, inseticidas caseiros; princípios de produção orgânica.

Podemos também pensar em alguns objetivos, quando se desenvolve o Projeto de Horta Comunitária:

- Promover a saúde da população como um todo, através de ações educativas (ambiental, alimentar e comportamental;
- Trabalhar de forma prazerosa aspectos ambientais e sociais;

- Propiciar a criação de vínculos afetivos e solidários entre o grupo envolvido e a comunidade;

- Promover a segurança alimentar do público alvo e da comunidade local;
-Gerar trabalho e renda através da produção de alimento sadio (sem defensivos agrícolas) ;

- Tornar os participantes capazes de gerenciar o empreendimento (horta comunitária);

- Elevar a auto-estima, pois com o trabalho diário dedicado na produção de seu próprio alimento ajuda a criar a consciência das atividades cotidianas e do sentimento de identificação com o processo de construção de suas identidades, resgatando deste modo a alegria de se viver e se sentir incluído na sociedade como um todo. 

Metodologia

O trabalho de horta comunitária são processos interativos de aprendizagem entre todos os envolvidos..
Todo o planejamento é pensado e realizado junto com a comunidade, onde é escolhido o melhor caminho para se chegar ao objetivo proposto.
A idéia do Projeto em si já gera alguns resultados como: a formação do grupo de trabalho da comunidade, a conscientização do trabalho comunitário, mutirões realizados para preparação do local da horta comunitária e a conscientização de que o empreendimento lhes pertence.

5. SALA DE LEITURA
O acervo da Sala de Leitura do Parque de Vila Guilherme – Trote foi doado pela comunidade e por membros do Conselho Gestor do Parque.
O desafio hoje é a manutenção do acervo e o gerenciamento do espaço que foi absorvido pelo CECCO Vila Maria/Vila Guilherme em parceria com a Administração do Parque.
Dados da ONU indicam que o Brasil registra um índice de leitura de 1.8 livros por habitante por ano, ao passo que países como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos apresentam um índice de 5 e a França um índice de 7 livros por habitante por ano. Oferecer mais acesso ao livro em nosso país, além de melhorar esse índice de leitura, contribuirá igualmente para atenuar outras estatísticas que merecem resposta utilizando-se atos concretos: uma pesquisa do Ibope, em 2001 revelou que 25% dos brasileiros são totalmente analfabetos e outros 50% são analfabetos funcionais (sabem ler, mas não conseguem compreender um texto mais complexo. a mesma pesquisa indicou que os restantes 25% dos brasileiros que sabem ler ou escrever têm pouco acesso aos livros.
Outra constatação é o fato de que incentivar o gosto pela leitura não é uma tarefa fácil, principalmente na infância. Muitas vezes, dividir o tempo das brincadeiras, desenho animado e jogos no computador com os livros parecem uma tortura, já que o hábito de ler não é exercitado e se torna chato para maior parte das crianças.

Portanto, a tarefa de manter o espaço e gerenciá-lo é de suma importância para comunidade , abrindo oportunidades de informação e cultura para crianças, jovens, adultos e a comunidade em geral.
Pretendemos também incentivar e estimular a comunidade para gerir o Projeto , para que realmente possa ser um patrimônio da comunidade onde está inserida.Essa relação de propriedade, e de cuidado é o diferencial do projeto, e é o que realmente assegura o sucesso de sua continuidade.
OBJETIVOS
- Assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro;
- Capacitar a população para o uso do livro como fator fundamental para seu progresso econômico, político e social, e promover a justa distribuição do saber e da renda;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover e incentivar o hábito de leitura pelo prazer de ler;
- Motivar a pesquisa;
-Desenvolver a habilidade de interpretar e desenvolver o raciocínio crítico;
- Possibilitar a aquisição de conhecimentos e informações;
Metodologia
Disponibilizar o acervo para leitura de forma democrática, de forma a possibilitar que todos tenham acesso,, incentivando a leitura em casa e o cuidado com o livro para que outros usufruam desse benefício.

Estratégias:
- Despertar a curiosidade do leitor, contando apenas um trecho da estória e incentivando o mesmo a ler o livro;
- Criar oportunidade na comunidade ou nas escolas da região, através de um ringue ou um concurso chamado “Leitor número 1, assim os leitores disputam entre si o posto de quem lê mais livros, sendo a escolha de títulos completamente livre. Para ter certeza da leitura dos livros , criar um teste para cada título, como: nome dos personagens e caracterísiticas: nome do autor e algumas perguntas chaves sobre o livro. Os leitores podem ir sugerindo testes para checar se os candidatos a Leitor nº. 1 realmente leram o livro;
- Montar uma caixa de leitura que poderá ser levada na comunidade, onde adultos, crianças e adolescentes poderão fazer um cadastro e pegar livros emprestados;
- Montar também uma caixa de leitura , que poderá ser retirada por uma família que levará a caixa para casa, para que possam escolher uma estória junto com a criança para ser lida e depois relatam num caderno que vai junto com a caixa o que aconteceu durante a leitura, como: a criança gostou da estória, quais valores (amizade,paz, união, etc.) QUE O LIVRO APRESENTA, se ele é interessante, quais comentários feitos pela criança, quais as perguntas feitas pelos pais, algumas observações da família sobre o momento da leitura, se foi interessante essa proposta.
- Desenvolver um trabalho de mobilização comunitária, através da captação e capacitação de voluntários para desenvolver o trabalho, em parceria com a Biblioteca da região;
-Incentivar a doação de livros pela comunidade para manter o acervo;
- Ampliar o acervo buscando ajuda através do Projeto Leitura do Plano Nacional do Livro e Leitura ;
- Criar oportunidades de troca e de reflexão do ato de leitura, como: Tarde do Conto; Montar um painel mensalmente indicando um escritor e suas obras e ao final promover um encontro para troca de opiniões,impressões e reflexões sobre a leitura; utilizar de um painel informativo ou de correspondência entre os leitores do bloog do Parque de Vila Guilherme;
- Divulgar estatística por mês do número de livros emprestados e do nome dos usuários mais assíduos
- Incentivar a montagem de peças de teatro com as obras, como forma de expressão cultural;

“ O acesso livre à informação é um exercício de liberdade que se
desdobra infinitamente. No conhecimento não há nada definitivo, nem o professor e nem os livros. Tudo está para ser reescrito constantemente."
( MILANESI, Luís, in O que é Biblioteca. São Paulo: Brasiliense)
A sedução da leitura também atravessa o campo do falar de si, do mostrar-se. Se alguém descobre a
possibilidade de estar se dizendo num texto e
trocar isso com os outros, vai entender que o
livro é também um modo como alguém se disse, se
contou"
Mario Sergio Cortella, professor

"A leitura é a grande revolução que uma pessoa, no
plano individual, pode sofrer. Quando você lê uma
síntese de uma condição, de um aspecto da vida
social que lhe incomoda, é uma experiência
inigualável, só comparável a um grande amor"
Luciana Villas-Boas, editora

"Quanto mais você lê, é mais sujeito da leitura e
menos manipulado pela mídia, você é mais você, se
move com mais facilidade e desenvoltura num mundo
manipulado pela comunicação"
Marisa Lajolo, professora


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