domingo, 15 de agosto de 2010

PROJETO DA BRINQUEDOTECA - ABRIL/2009

PROJETO DA BRINQUEDOTECA

I.INTRODUÇÃO

O Projeto Terapêutico do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme está dividido em 05 áreas de ações em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, o Modelo de Atenção de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, aqui iremos descrever a área de Cidadania, Educação, Lazer e Cultura tendo a Brinquedoteca como recurso para desenvolver esse Projeto.


II CIDADANIA, EDUCAÇÃO, LAZER E CULTURA.

O Projeto Cidadania,Educação e Cultura tem como enfoque o trabalho de educação ambiental que será desenvolvido em parceria com o Parque de Vila Guilherme – Trote e segue também os princípios do Programa de Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde.

O espaço que temos para desenvolver o Projeto é o mesmo da Sala Verde, Sala de Leitura e da Brinquedoteca e também todo área externa do Parque.

2.1. BRINQUEDOTECA


A implantação das brinquedotecas em equipamentos de saúde tem como respaldo o Decreto Municipal nº. 44.592 , de 08/04/2004, que regulamenta a Lei nº. 13.314, de 31 de janeiro de 202, que dispõe sobre o “Projeto de Humanização do acendimento Hospitalar” nos hospitais públicos municipais e a Lei Federal nº. 11.104 de 21/03/2005 , que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

Em 2001 a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e implantou a primeira brinquedoteca que recebeu o nome de “Betinho”, no Hospital do Servidor Público Municipal e no ano de 2002 todos os hospitais municipais e algumas Unidades de Urgência e Emergência já contavam com brinquedoteca.

Numa atitude pioneira o projeto foi estendido à rede de Atenção Básica de Saúde com o apoio e parceria do Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e o Banco Santander Banespa.

Na Secretaria Municipal de Saúde até março de 2009 já foram implantadas 74 Brinquedotecas, sendo: 01 OSS Santa Marcelina, 14 Hospitais, 06 Prontos-Socorros, 07 Centro de Atendimento Psicossocial Infantil, 04 Centros de Convivência e Cooperativas, 01 Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis, 35 Unidades Básicas de Saúde e 06 Ambulatórios .

A Brinquedoteca do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme foi recentemente montada com materiais enviados pela Secretaria Municipal de Saúde e que estavam sendo utilizados em outro espaço que foi desativado no CECCO Jaçanã.

Temos como proposta trabalhar com atividades dirigidas em dias pré-estabelecidos e desenvolver temas direcionados aos Cuidados de Saúde, Meio Ambiente e Cultura de Paz.

As atividades serão divulgadas para os freqüentadores do Parque, comunidade da área e principalmente para as Escolas da região.

A idéia e que as Escolas possam trazer grupos de crianças por sala de aula para conhecer o Parque e participarem de atividades dirigidas que serão administradas no espaço da Brinquedoteca e na área externa do Parque.

A meta do trabalho é formar grupos de crianças e adolescentes também entre os visitantes do Parque e Comunidade que poderão se inscrever ou virem participar das atividades nos dias pré-estabelecidos.

Pretendemos também organizar plantões de atendimento da Brinquedoteca com pessoas da comunidade que tenham perfil e interesse em trabalhar com o público infanto-juvenil , principalmente nos finais de semana.




2.2.OBJETIVO GERAL

Oferecer à criança,ao adolescente e a família um espaço interativo e lúdico para o aprendizado, socialização e de conhecimento para promoção e prevenção da saúde e de respeito à diversidade e ao meio ambiente.

2.3.OBJETIVO ESPECÍFICO

- Promover o conhecimento dos recursos de sua comunidade e a discussão e reflexão sobre a responsabilidade da preservação do meio ambiente e do cuidado à saúde;

- Desenvolver os conceitos dos 5 R’s : Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar, onde o primeiro passo é reduzir a quantidade de lixo que se produz, depois reutilizar tudo que pudermos e reciclar, repensar nosso comportamento diário e recusar produtos que agridam a saúde e o meio ambiente;

- Propiciar momentos de reflexão e discussão que mobilize o interesse das crianças,adolescentes e familiares para desenvolver ações que possam trazer a melhoria de qualidade de vida da comunidade;

- Oferecer espaço para desenvolvimento de Projetos que beneficiem a comunidade;

2.4.POPULAÇÃO

Todas as crianças, adolescentes e famílias que freqüentam o Parque de Vila Guilherme – Trote e os alunos das Escolas e dos Recursos Sociais da região.

2.5.METODOLOGIA

Pretende-se construir o conhecimento através da participação da criança, do adolescente e da família levando-se em consideração o conhecimento, as suas necessidades de saúde e bem-estar, sua história, sua cultura, a partir da reflexão, indagação e discussão dos conteúdos e temas propostos;



2.6.ESTRATÉGIA

1. OFICINA DE CONTOS

A imaginação, a fantasia, o faz-de-conta são aspectos naturais das crianças e desse trabalho de estímulo a imaginação e a criatividade temos como resultado a aprendizagem.

As crianças têm uma capacidade incrível de criar todo um universo paralelo ao mundo em que vivem, às vezes, é até um pouco difícil identificar em que mundo elas estão – no nosso mundo real ou no seu mundo imaginário.

Quando paramos e observamos as brincadeiras das crianças, vemos ali grandes heróis, princesas, fadas, monstros...vemos um mundo cheio de fantasia, onde não há limites para a imaginação. Afinal, é a brincadeira que traz para a criança o contato com o mundo real.

Atuar no espaço da Brinquedoteca é exercer um papel de educador, estimulando a criatividade, cooperação, sensibilidade, entre vários outros valores, fazer com que as crianças aprendam e também nos ensinem.

Vários temas podem ser tratados de forma lúdica, assim, o aprender e o educar se torna divertido e prazeroso.

O educador também é a fonte de inspiração das crianças, é o eterno negociador entre a fantasia e o real, aliando todo o prazer do conhecimento.

O ato de contar estórias, além de contribuir para transmissão de valores e exemplos de conduta, traz cumplicidade que aumentam os laços afetivos, a confiança e a camaradagem. Ler estórias para as crianças é muito desejável, amplia seus horizontes, traz novas perspectivas de vida, instaura o hábito de leitura e o ato propriamente de contar estórias com os próprios recursos pessoais, utilizando o recurso de entonação da voz (mais aguda ou grave) de desenhos, fantoches, bonecos, teatro de sombras e outras técnicas potencializam muito mais os benefícios citados acima.

Na oficina também será proposto à confecção dos personagens da estória com materiais reciclados, trabalhando assim o conceito de reaproveitamento de material e cuidado com o meio ambiente, além de desenvolver a criatividade e habilidades motoras e artísticas

2. OFICINA DE JOGOS LÚDICOS

Constatamos que cada vez mais na sociedade estão se perdendo hábitos e costumes e principalmente sendo esquecidas as brincadeiras antigas apreendidas de geração em geração e que estão sendo substituídas por outras práticas isoladas, como o uso do computador.

A vida em grandes centros urbanos dificulta a convivência e a troca de experiência ,priorizando passeios em shopping e o consumismo e o acesso aos meios de comunicação de massa cria padrões de conduta que nem sempre são adequadas as necessidades das crianças, adolescentes e adultos.

Portanto esse trabalho pretende resgatar o valor das diversidades culturais e propiciar momentos de troca de experiência e de conhecimento, enriquecendo a sua rede grupal, comunitária e social, bem como manter viva na memória a riqueza do patrimônio cultural, através de um processo de retro alimentação : memória, rede e mudança social.

O programa é dirigido para todos os ciclos de vida e serão desenvolvidos através de vivências grupais, dinâmicas, jogos, brincadeiras, contos, lendas, fábulas, canções e provérbios, dentro do espaço da Brinquedoteca e na área livre do Parque de Vila Guilherme – Trote.

2.7. RECURSOS HUMANOS

Para desenvolver o trabalho vamos contar com os profissionais do CECCO, as estagiárias do Parque de Vila Guilherme - Trote e com voluntários da comunidade que tenham interesse e perfil para trabalhar com o público infanto-juvenil.

2.8. RECURSOS MATERIAIS/EQUIPAMENTOS

Os materiais disponíveis da Brinquedoteca, materiais de pintura e de colagem e materiais de reciclagem. Televisão, DVD, Som e fitas.


2.9. Avaliação



Nas atividades dirigidas será realizada uma avaliação para verificar a apreensão do conteúdo e a motivação e o envolvimento do grupo durante o desenvolvimento das oficinas e na elaboração dos objetos com materiais reciclados. Os adultos envolvidos serão ouvidos.







"Bem sabemos que rememorar se assemelha a uma escavação em que o cotidiano reaparece descrito, em que cada lembrança torna-se cúmplice de novas lembranças, que vão autorizando um exercício de tirar o presente do engessamento em tarefas que o sufocam, realizando um pacto criador em que a emancipação da força do passado ajuda a vislumbrar outros tipos de futuro". (BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999, 181).






Referências


lano Municipal de Saúde – 2008-2009.



Documento de Normas Técnicas e Padronização de Condutas: Normatização das Ações nos Centros de Convivência e Cooperativas Municipais – 1992.

LE GOFF, J. Memória e história. São Paulo: Unicamp, 1996.

LINHARES, C. (Org.). Políticas do conhecimento: velhos contos, novas contas. Niterói: Intertexto, 1999.

PERROTTI, E. Confinamento cultural infância e leitura. São Paulo: Summus, 1986

VIGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ALMEIDA JUNIOR, O. F. de. B. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina. UEL, 1997.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1997.

CHARTIER, R. A história cultural. São Paulo: Difel, 1990.

CICOUREL, A. et al. Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alv































O Projeto foi elaborado pela Equipe de profissionais que compõe atualmente o quadro de recursos humanos do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme e colaboradores.











Equipe do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme:







Ana Célia Marques Landulfo Novais

Luciene Marques Lupatelli

Maria Eloína Franca Domingues

Renilda Maria do Patrocínio Narcisio









Equipe de Colaboradores:



Alice Fantozzi Assad

Maria Aparecida Aponte Tiengo

Mara Rita Giacomini Amaro

Sueli Brito de Azevedo




CECCO VILA MARIA/VILA GUILHERME


Coordenadoria da Região Norte

Supervisão de Saúde de Vila Maria/Vila Guilherme.





PROJETO DA BRINQUEDOTECA















I– INTRODUÇÃO





O CECCO Vila Maria/Vila Guilherme, nasceu da necessidade de se buscar espaço para realização de oficinas de Tai Chi Pai Lin e Danças Circulares que eram realizadas na Biblioteca da Vila Maria.



Com a mudança de diretrizes da Secretaria da Cultura proibindo a continuidade da realização destas oficinas no anfiteatro da biblioteca, um grupo de usuários juntamente com a Coordenadora destas oficinas foi procurar o espaço do Parque de Vila Guilherme – Trote que se encontrava recém reformado e sem ser ocupado. Com a permissão do administrador do Parque a partir de outubro de 2006 as terças e quartas-feiras eram ministradas as oficinas. Em 2007 outros profissionais de unidades básicas de unidades da região vieram realizar seus trabalhos utilizando este espaço não existente nas unidades de saúde.



Em função do uso do espaço pelos profissionais e da inexistência desse recurso na região surgiu à idéia de se propor a implantação do equipamento CECCO dentro do Parque de Vila Guilherme – Trote para Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.



A Interlocução de Práticas Integrativas, Corporais e Meditativas junto com a Interlocução de Saúde Mental da Supervisão de Saúde de Vila Maria/Vila Guilherme, com o apoio do Supervisor de Saúde Dr. Ruy Guilherme Córdero da Silva elaborou um Projeto para implantação do equipamento e apresentou para o Administrador do Parque e ao Conselho Gestor do Parque, que aprovaram de pronto a proposta, a partir de então, iniciou-se um trabalho de mobilização e negociação com as Secretarias envolvidas.



Em 21/07/08 o Centro de Convivência e Cooperativa de Vila Maria/Vila Guilherme – Trote foi reconhecido e oficializado como equipamento pertencente à rede de serviços da Secretaria Municipal de Saúde.



A sede do equipamento está sendo instalada em 01 sala anexa a antiga administração da Sociedade Paulista de Trote, com acesso pela Av. Nadir Dias de Figueiredo, nº 1580 – Vila Guilherme, telefone 2905.2135.



A sede oficial do CECCO foi negociada com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente para funcionar na área das Cocheiras que foi tombada pelo Patrimônio Cultural e que aguarda liberação de verba para início do Projeto de reformas.













II. JUSTIFICATICA





Os Centros de Convivência e Cooperativa são serviços municipais sob a gerência da Secretaria Municipal de Saúde em parceria prioritária com as Secretaria de Cultura, do Verde e Meio Ambiente, Esportes e Participação e Parceria, além dos parceiros da Comunidade Científica e Instituições Não Governamentais, que realizam política pública de qualidade com acesso universal, alterando os índices de desenvolvimento nas regiões em que atua.



Os CECCOs têm como perspectiva a realização de uma ação pública que garanta os direitos universais e acesso a serviços por meio de oficinas livres para população com temas de interesse, que contemple a diversidade social independente da condição econômica, cultural, de saúde e credo.



Buscar fomentar o desenvolvimento de potencial criativo – oficinas culturais de convivência e potencial ativo – geração de renda em economia solidária.



A missão dos CECCOs é possibilitar o encontro da diversidade mediada pelas manifestações culturais, na forma de oficinas de qualidade, carregadas de sentido ético-estético-histórico, que venham possibilitar a circulação de papéis e lugares existenciais, que concorram para o surgimento de sujeitos de desejo e da coletividade.



O CECCO deve trabalhar junto às famílias, e comunidade oferecendo novas possibilidades de vínculos e relações, favorecendo a rede de apoio social que se mostra na maior parte das vezes eficaz para proteger as pessoas e diminuir sua vulnerabilidade. Seu compromisso maior é a não institucionalização da população.





O Projeto Terapêutico do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme está dividido em 05 áreas de ações em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, o Modelo de Atenção de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, aqui iremos descrever a área de Cidadania, Educação, Lazer e Cultura tendo a Brinquedoteca como recurso para desenvolver esse Projeto.

















III. CIDADANIA, EDUCAÇÃO, LAZER E CULTURA.





O Projeto Cidadania,Educação e Cultura tem como enfoque o trabalho de educação ambiental que será desenvolvido em parceria com o Parque de Vila Guilherme – Trote e segue também os princípios do Programa de Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde.



O espaço que temos para desenvolver o Projeto é o mesmo da Sala Verde, Sala de Leitura e da Brinquedoteca e também todo área externa do Parque.





3.1. Brinquedoteca



A implantação das brinquedotecas em equipamentos de saúde tem como respaldo o Decreto Municipal nº. 44.592 , de 08/04/2004, que regulamenta a Lei nº. 13.314, de 31 de janeiro de 202, que dispõe sobre o “Projeto de Humanização do acendimento Hospitalar” nos hospitais públicos municipais e a Lei Federal nº. 11.104 de 21/03/2005 , que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.



Em 2001 a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e implantou a primeira brinquedoteca que recebeu o nome de “Betinho”, no Hospital do Servidor Público Municipal e no ano de 2002 todos os hospitais municipais e algumas Unidades de Urgência e Emergência já contavam com brinquedoteca.



Numa atitude pioneira o projeto foi estendido à rede de Atenção Básica de Saúde com o apoio e parceria do Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e o Banco Santander Banespa.



Na Secretaria Municipal de Saúde até março de 2009 já foram implantadas 74 Brinquedotecas, sendo: 01 OSS Santa Marcelina, 14 Hospitais, 06 Prontos-Socorros, 07 Centro de Atendimento Psicossocial Infantil, 04 Centros de Convivência e Cooperativas, 01 Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis, 35 Unidades Básicas de Saúde e 06 Ambulatórios .



















A Brinquedoteca do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme foi recentemente montada com materiais enviados pela Secretaria Municipal de Saúde e que estavam sendo utilizados em outro espaço que foi desativado no CECCO Jaçanã.



Temos como proposta trabalhar com atividades dirigidas em dias pré-estabelecidos e desenvolver temas direcionados aos Cuidados de Saúde, Meio Ambiente e Cultura de Paz.



As atividades serão divulgadas para os freqüentadores do Parque, comunidade da área e principalmente para as Escolas da região.



A idéia e que as Escolas possam trazer grupos de crianças por sala de aula para conhecer o Parque e participarem de atividades dirigidas que serão administradas no espaço da Brinquedoteca e na área externa do Parque.



A meta do trabalho é formar grupos de crianças e adolescentes também entre os visitantes do Parque e Comunidade que poderão se inscrever ou virem participar das atividades nos dias pré-estabelecidos.

Pretendemos também organizar plantões de atendimento da Brinquedoteca com pessoas da comunidade que tenham perfil e interesse em trabalhar com o público infanto-juvenil , principalmente nos finais de semana.









OBJETIVO GERAL







Oferecer à criança,ao adolescente e a família um espaço interativo e lúdico para o aprendizado, socialização e de conhecimento para promoção e prevenção da saúde e de respeito à diversidade e ao meio ambiente.



























OBJETIVO ESPECÍFICO





- Promover o conhecimento dos recursos de sua comunidade e a discussão e reflexão sobre a responsabilidade da preservação do meio ambiente e do cuidado a saúde;



- Desenvolver os conceitos dos 5 R’s : Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar, onde o primeiro passo é reduzir a quantidade de lixo que se produz, depois reutilizar tudo que pudermos e reciclar, repensar nosso comportamento diário e recusar produtos que agridam a saúde e o meio ambiente;



- Propiciar momentos de reflexão e discussão que mobilize o interesse das crianças,adolescentes e familiares para desenvolver ações que possam trazer a melhoria de qualidade de vida da comunidade;



- Oferecer espaço para desenvolvimento de Projetos que beneficiem a comunidade;



POPULAÇÃO



Todas as crianças, adolescentes e famílias que freqüentam o Parque de Vila Guilherme – Trote e os alunos das Escolas e dos Recursos Sociais da região.



METODOLOGIA



Pretende-se construir o conhecimento através da participação da criança, do adolescente e da família levando-se em consideração o conhecimento, as suas necessidades de saúde e bem-estar, sua história, sua cultura, a partir da reflexão, indagação e discussão dos conteúdos e temas propostos;































ESTRATÉGIA





1. OFICINA DE CONTOS



A imaginação, a fantasia, o faz-de-conta são aspectos naturais das crianças e desse trabalho de estímulo a imaginação e a criatividade temos como resultado a aprendizagem.



As crianças têm uma capacidade incrível de criar todo um universo paralelo ao mundo em que vivem, às vezes, é até um pouco difícil identificar em que mundo elas estão – no nosso mundo real ou no seu mundo imaginário.

Quando paramos e observamos as brincadeiras das crianças, vemos ali grandes heróis, princesas, fadas, monstros...vemos um mundo cheio de fantasia, onde não há limites para a imaginação. Afinal, é a brincadeira que traz para a criança o contato com o mundo real.

Atuar no espaço da Brinquedoteca é exercer um papel de educador, estimulando a criatividade, cooperação, sensibilidade, entre vários outros valores, fazer com que as crianças aprendam e também nos ensinem.

Vários temas podem ser tratados de forma lúdica, assim, o aprender e o educar se torna divertido e prazeroso.

O educador também é a fonte de inspiração das crianças, é o eterno negociador entre a fantasia e o real, aliando todo o prazer do conhecimento.

O ato de contar estórias, além de contribuir para transmissão de valores e exemplos de conduta, traz cumplicidade que aumentam os laços afetivos, a confiança e a camaradagem. Ler estórias para as crianças é muito desejável, amplia seus horizontes, traz novas perspectivas de vida, instaura o hábito de leitura e o ato propriamente de contar estórias com os próprios recursos pessoais, utilizando o recurso de entonação da voz (mais aguda ou grave) de desenhos, fantoches, bonecos, teatro de sombras e outras técnicas potencializam muito mais os benefícios citados acima.

Na oficina também será proposto à confecção dos personagens da estória com materiais reciclados, trabalhando assim o conceito de reaproveitamento de material e cuidado com o meio ambiente, além de desenvolver a criatividade e habilidades motoras e artísticas























2. OFICINA DE JOGOS LÚDICOS





Constatamos que cada vez mais na sociedade estão se perdendo hábitos e costumes e principalmente sendo esquecidas as brincadeiras antigas apreendidas de geração em geração e que estão sendo substituídas por outras práticas isoladas, como o uso do computador.

A vida em grandes centros urbanos dificulta a convivência e a troca de experiência ,priorizando passeios em shopping e o consumismo e o acesso aos meios de comunicação de massa cria padrões de conduta que nem sempre são adequadas as necessidades das crianças, adolescentes e adultos.

Portanto esse trabalho pretende resgatar o valor das diversidades culturais e propiciar momentos de troca de experiência e de conhecimento, enriquecendo a sua rede grupal, comunitária e social, bem como manter viva na memória a riqueza do patrimônio cultural, através de um processo de retro alimentação : memória, rede e mudança social.



O programa é dirigido para todos os ciclos de vida e serão desenvolvidos através de vivências grupais, dinâmicas, jogos, brincadeiras, contos, lendas, fábulas, canções e provérbios, dentro do espaço da Brinquedoteca e na área livre do Parque de Vila Guilherme – Trote.



IV. RECURSOS HUMANOS



Para desenvolver o trabalho vamos contar com os profissionais do CECCO, as estagiárias do Parque de Vila Guilherme - Trote e com voluntários da comunidade que tenham interesse e perfil para trabalhar com o público infanto-juvenil.



























V. RECURSOS MATERIAIS/EQUIPAMENTOS



Os materiais disponíveis da Brinquedoteca, materiais de pintura e de colagem e materiais de reciclagem. Televisão, DVD, Som e fitas.







VI. Avaliação





Nas atividades dirigidas será realizada uma avaliação para verificar a apreensão do conteúdo e a motivação e o envolvimento do grupo durante o desenvolvimento das oficinas e na elaboração dos objetos com materiais reciclados. Os adultos envolvidos serão ouvidos.





















"Bem sabemos que rememorar se assemelha a uma escavação em que o cotidiano reaparece descrito, em que cada lembrança torna-se cúmplice de novas lembranças, que vão autorizando um exercício de tirar o presente do engessamento em tarefas que o sufocam, realizando um pacto criador em que a emancipação da força do passado ajuda a vislumbrar outros tipos de futuro". (BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999, 181).



























Referências









Plano Municipal de Saúde – 2008-2009.



Documento de Normas Técnicas e Padronização de Condutas: Normatização das Ações nos Centros de Convivência e Cooperativas Municipais – 1992.

LE GOFF, J. Memória e história. São Paulo: Unicamp, 1996.

LINHARES, C. (Org.). Políticas do conhecimento: velhos contos, novas contas. Niterói: Intertexto, 1999.

PERROTTI, E. Confinamento cultural infância e leitura. São Paulo: Summus, 1986

VIGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ALMEIDA JUNIOR, O. F. de. B. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina. UEL, 1997.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1997.

CHARTIER, R. A história cultural. São Paulo: Difel, 1990.

CICOUREL, A. et al. Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alv































O Projeto foi elaborado pela Equipe de profissionais que compõe atualmente o quadro de recursos humanos do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme e colaboradores.











Equipe do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme:







Ana Célia Marques Landulfo Novais

Luciene Marques Lupatelli

Maria Eloína Franca Domingues

Renilda Maria do Patrocínio Narcisio









Equipe de Colaboradores:



Alice Fantozzi Assad

Maria Aparecida Aponte Tiengo

Mara Rita Giacomini Amaro

Sueli Brito de Azevedo









SP. 23/04/09






SP. 23/04/09







I– INTRODUÇÃO





O CECCO Vila Maria/Vila Guilherme, nasceu da necessidade de se buscar espaço para realização de oficinas de Tai Chi Pai Lin e Danças Circulares que eram realizadas na Biblioteca da Vila Maria.



Com a mudança de diretrizes da Secretaria da Cultura proibindo a continuidade da realização destas oficinas no anfiteatro da biblioteca, um grupo de usuários juntamente com a Coordenadora destas oficinas foi procurar o espaço do Parque de Vila Guilherme – Trote que se encontrava recém reformado e sem ser ocupado. Com a permissão do administrador do Parque a partir de outubro de 2006 as terças e quartas-feiras eram ministradas as oficinas. Em 2007 outros profissionais de unidades básicas de unidades da região vieram realizar seus trabalhos utilizando este espaço não existente nas unidades de saúde.



Em função do uso do espaço pelos profissionais e da inexistência desse recurso na região surgiu à idéia de se propor a implantação do equipamento CECCO dentro do Parque de Vila Guilherme – Trote para Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.



A Interlocução de Práticas Integrativas, Corporais e Meditativas junto com a Interlocução de Saúde Mental da Supervisão de Saúde de Vila Maria/Vila Guilherme, com o apoio do Supervisor de Saúde Dr. Ruy Guilherme Córdero da Silva elaborou um Projeto para implantação do equipamento e apresentou para o Administrador do Parque e ao Conselho Gestor do Parque, que aprovaram de pronto a proposta, a partir de então, iniciou-se um trabalho de mobilização e negociação com as Secretarias envolvidas.



Em 21/07/08 o Centro de Convivência e Cooperativa de Vila Maria/Vila Guilherme – Trote foi reconhecido e oficializado como equipamento pertencente à rede de serviços da Secretaria Municipal de Saúde.



A sede do equipamento está sendo instalada em 01 sala anexa a antiga administração da Sociedade Paulista de Trote, com acesso pela Av. Nadir Dias de Figueiredo, nº 1580 – Vila Guilherme, telefone 2905.2135.



A sede oficial do CECCO foi negociada com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente para funcionar na área das Cocheiras que foi tombada pelo Patrimônio Cultural e que aguarda liberação de verba para início do Projeto de reformas.













II. JUSTIFICATICA





Os Centros de Convivência e Cooperativa são serviços municipais sob a gerência da Secretaria Municipal de Saúde em parceria prioritária com as Secretaria de Cultura, do Verde e Meio Ambiente, Esportes e Participação e Parceria, além dos parceiros da Comunidade Científica e Instituições Não Governamentais, que realizam política pública de qualidade com acesso universal, alterando os índices de desenvolvimento nas regiões em que atua.



Os CECCOs têm como perspectiva a realização de uma ação pública que garanta os direitos universais e acesso a serviços por meio de oficinas livres para população com temas de interesse, que contemple a diversidade social independente da condição econômica, cultural, de saúde e credo.



Buscar fomentar o desenvolvimento de potencial criativo – oficinas culturais de convivência e potencial ativo – geração de renda em economia solidária.



A missão dos CECCOs é possibilitar o encontro da diversidade mediada pelas manifestações culturais, na forma de oficinas de qualidade, carregadas de sentido ético-estético-histórico, que venham possibilitar a circulação de papéis e lugares existenciais, que concorram para o surgimento de sujeitos de desejo e da coletividade.



O CECCO deve trabalhar junto às famílias, e comunidade oferecendo novas possibilidades de vínculos e relações, favorecendo a rede de apoio social que se mostra na maior parte das vezes eficaz para proteger as pessoas e diminuir sua vulnerabilidade. Seu compromisso maior é a não institucionalização da população.





O Projeto Terapêutico do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme está dividido em 05 áreas de ações em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, o Modelo de Atenção de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, aqui iremos descrever a área de Cidadania, Educação, Lazer e Cultura tendo a Brinquedoteca como recurso para desenvolver esse Projeto.

















III. CIDADANIA, EDUCAÇÃO, LAZER E CULTURA.





O Projeto Cidadania,Educação e Cultura tem como enfoque o trabalho de educação ambiental que será desenvolvido em parceria com o Parque de Vila Guilherme – Trote e segue também os princípios do Programa de Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde.



O espaço que temos para desenvolver o Projeto é o mesmo da Sala Verde, Sala de Leitura e da Brinquedoteca e também todo área externa do Parque.





3.1. Brinquedoteca



A implantação das brinquedotecas em equipamentos de saúde tem como respaldo o Decreto Municipal nº. 44.592 , de 08/04/2004, que regulamenta a Lei nº. 13.314, de 31 de janeiro de 202, que dispõe sobre o “Projeto de Humanização do acendimento Hospitalar” nos hospitais públicos municipais e a Lei Federal nº. 11.104 de 21/03/2005 , que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.



Em 2001 a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e implantou a primeira brinquedoteca que recebeu o nome de “Betinho”, no Hospital do Servidor Público Municipal e no ano de 2002 todos os hospitais municipais e algumas Unidades de Urgência e Emergência já contavam com brinquedoteca.



Numa atitude pioneira o projeto foi estendido à rede de Atenção Básica de Saúde com o apoio e parceria do Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e o Banco Santander Banespa.



Na Secretaria Municipal de Saúde até março de 2009 já foram implantadas 74 Brinquedotecas, sendo: 01 OSS Santa Marcelina, 14 Hospitais, 06 Prontos-Socorros, 07 Centro de Atendimento Psicossocial Infantil, 04 Centros de Convivência e Cooperativas, 01 Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis, 35 Unidades Básicas de Saúde e 06 Ambulatórios .



















A Brinquedoteca do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme foi recentemente montada com materiais enviados pela Secretaria Municipal de Saúde e que estavam sendo utilizados em outro espaço que foi desativado no CECCO Jaçanã.



Temos como proposta trabalhar com atividades dirigidas em dias pré-estabelecidos e desenvolver temas direcionados aos Cuidados de Saúde, Meio Ambiente e Cultura de Paz.



As atividades serão divulgadas para os freqüentadores do Parque, comunidade da área e principalmente para as Escolas da região.



A idéia e que as Escolas possam trazer grupos de crianças por sala de aula para conhecer o Parque e participarem de atividades dirigidas que serão administradas no espaço da Brinquedoteca e na área externa do Parque.



A meta do trabalho é formar grupos de crianças e adolescentes também entre os visitantes do Parque e Comunidade que poderão se inscrever ou virem participar das atividades nos dias pré-estabelecidos.

Pretendemos também organizar plantões de atendimento da Brinquedoteca com pessoas da comunidade que tenham perfil e interesse em trabalhar com o público infanto-juvenil , principalmente nos finais de semana.









OBJETIVO GERAL







Oferecer à criança,ao adolescente e a família um espaço interativo e lúdico para o aprendizado, socialização e de conhecimento para promoção e prevenção da saúde e de respeito à diversidade e ao meio ambiente.



























OBJETIVO ESPECÍFICO





- Promover o conhecimento dos recursos de sua comunidade e a discussão e reflexão sobre a responsabilidade da preservação do meio ambiente e do cuidado a saúde;



- Desenvolver os conceitos dos 5 R’s : Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar, onde o primeiro passo é reduzir a quantidade de lixo que se produz, depois reutilizar tudo que pudermos e reciclar, repensar nosso comportamento diário e recusar produtos que agridam a saúde e o meio ambiente;



- Propiciar momentos de reflexão e discussão que mobilize o interesse das crianças,adolescentes e familiares para desenvolver ações que possam trazer a melhoria de qualidade de vida da comunidade;



- Oferecer espaço para desenvolvimento de Projetos que beneficiem a comunidade;



POPULAÇÃO



Todas as crianças, adolescentes e famílias que freqüentam o Parque de Vila Guilherme – Trote e os alunos das Escolas e dos Recursos Sociais da região.



METODOLOGIA



Pretende-se construir o conhecimento através da participação da criança, do adolescente e da família levando-se em consideração o conhecimento, as suas necessidades de saúde e bem-estar, sua história, sua cultura, a partir da reflexão, indagação e discussão dos conteúdos e temas propostos;


ESTRATÉGIA

1. OFICINA DE CONTOS


 imaginação, a fantasia, o faz-de-conta são aspectos naturais das crianças e desse trabalho de estímulo a imaginação e a criatividade temos como resultado a aprendizagem.



As crianças têm uma capacidade incrível de criar todo um universo paralelo ao mundo em que vivem, às vezes, é até um pouco difícil identificar em que mundo elas estão – no nosso mundo real ou no seu mundo imaginário.

Quando paramos e observamos as brincadeiras das crianças, vemos ali grandes heróis, princesas, fadas, monstros...vemos um mundo cheio de fantasia, onde não há limites para a imaginação. Afinal, é a brincadeira que traz para a criança o contato com o mundo real.

Atuar no espaço da Brinquedoteca é exercer um papel de educador, estimulando a criatividade, cooperação, sensibilidade, entre vários outros valores, fazer com que as crianças aprendam e também nos ensinem.

Vários temas podem ser tratados de forma lúdica, assim, o aprender e o educar se torna divertido e prazeroso.

O educador também é a fonte de inspiração das crianças, é o eterno negociador entre a fantasia e o real, aliando todo o prazer do conhecimento.

O ato de contar estórias, além de contribuir para transmissão de valores e exemplos de conduta, traz cumplicidade que aumentam os laços afetivos, a confiança e a camaradagem. Ler estórias para as crianças é muito desejável, amplia seus horizontes, traz novas perspectivas de vida, instaura o hábito de leitura e o ato propriamente de contar estórias com os próprios recursos pessoais, utilizando o recurso de entonação da voz (mais aguda ou grave) de desenhos, fantoches, bonecos, teatro de sombras e outras técnicas potencializam muito mais os benefícios citados acima.

Na oficina também será proposto à confecção dos personagens da estória com materiais reciclados, trabalhando assim o conceito de reaproveitamento de material e cuidado com o meio ambiente, além de desenvolver a criatividade e habilidades motoras e artísticas























2. OFICINA DE JOGOS LÚDICOS

Constatamos que cada vez mais na sociedade estão se perdendo hábitos e costumes e principalmente sendo esquecidas as brincadeiras antigas apreendidas de geração em geração e que estão sendo substituídas por outras práticas isoladas, como o uso do computador.

A vida em grandes centros urbanos dificulta a convivência e a troca de experiência ,priorizando passeios em shopping e o consumismo e o acesso aos meios de comunicação de massa cria padrões de conduta que nem sempre são adequadas as necessidades das crianças, adolescentes e adultos.

Portanto esse trabalho pretende resgatar o valor das diversidades culturais e propiciar momentos de troca de experiência e de conhecimento, enriquecendo a sua rede grupal, comunitária e social, bem como manter viva na memória a riqueza do patrimônio cultural, através de um processo de retro alimentação : memória, rede e mudança social.



O programa é dirigido para todos os ciclos de vida e serão desenvolvidos através de vivências grupais, dinâmicas, jogos, brincadeiras, contos, lendas, fábulas, canções e provérbios, dentro do espaço da Brinquedoteca e na área livre do Parque de Vila Guilherme – Trote.



IV. RECURSOS HUMANOS



Para desenvolver o trabalho vamos contar com os profissionais do CECCO, as estagiárias do Parque de Vila Guilherme - Trote e com voluntários da comunidade que tenham interesse e perfil para trabalhar com o público infanto-juvenil.



V. RECURSOS MATERIAIS/EQUIPAMENTOS

Os materiais disponíveis da Brinquedoteca, materiais de pintura e de colagem e materiais de reciclagem. Televisão, DVD, Som e fitas.

VI. Avaliação

Nas atividades dirigidas será realizada uma avaliação para verificar a apreensão do conteúdo e a motivação e o envolvimento do grupo durante o desenvolvimento das oficinas e na elaboração dos objetos com materiais reciclados. Os adultos envolvidos serão ouvidos.




"Bem sabemos que rememorar se assemelha a uma escavação em que o cotidiano reaparece descrito, em que cada lembrança torna-se cúmplice de novas lembranças, que vão autorizando um exercício de tirar o presente do engessamento em tarefas que o sufocam, realizando um pacto criador em que a emancipação da força do passado ajuda a vislumbrar outros tipos de futuro". (BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999, 181).





Referências

Plano Municipal de Saúde – 2008-2009.

Documento de Normas Técnicas e Padronização de Condutas: Normatização das Ações nos Centros de Convivência e Cooperativas Municipais – 1992.

LE GOFF, J. Memória e história. São Paulo: Unicamp, 1996.

LINHARES, C. (Org.). Políticas do conhecimento: velhos contos, novas contas. Niterói: Intertexto, 1999.

PERROTTI, E. Confinamento cultural infância e leitura. São Paulo: Summus, 1986

VIGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ALMEIDA JUNIOR, O. F. de. B. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina. UEL, 1997.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1997.

CHARTIER, R. A história cultural. São Paulo: Difel, 1990.

CICOUREL, A. et al. Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alv












O Projeto foi elaborado pela Equipe de profissionais que compõe atualmente o quadro de recursos humanos do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme e colaboradores.


Equipe do CECCO Vila Maria/Vila Guilherme:

Ana Célia Marques Landulfo Novais

Luciene Marques Lupatelli

Maria Eloína Franca Domingues

Renilda Maria do Patrocínio Narcisio




Equipe de Colaboradores:



Alice Fantozzi Assad

Maria Aparecida Aponte Tiengo

Mara Rita Giacomini Amaro

Sueli Brito de Azevedo









SP. 23/04/09

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