Revista Cominiq - Autor: Patricia Lavezzo | Foto: Mariana Lizott
No mês de junho, o bairro de Vila Maria recebeu vários contêineres verdes de depósito de materiais recicláveis. Quem circula pela região notou estas grandes caixas instaladas nas principais praças e ruas, mas não soube o motivo delas estarem ali e para quê serviam.
A Prefeitura de São Paulo está instalando estes Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis nas principais vias da cidade, por serem locais de grande circulação de pessoas. O problema é que não foram feitas campanhas educativas, informando para quê servem estes contêineres e como deve ser feita a reciclagem do lixo, já que a maioria das pessoas não faz reciclagem em casa.
A sociedade ainda não se conscientizou sobre a importância da reciclagem, de separar em casa o lixo orgânico do lixo reciclável. Por isso, campanhas de educação ambiental são indispensáveis. Sem este entendimento, muitas pessoas não irão juntar o lixo reciclável em casa e depois se locomover com este lixo até os PEVs.
Aprenda a reciclar
Que tal começar a reciclar o lixo em sua residência hoje? A reciclagem é simples e fácil, basta apenas separar duas lixeiras na sua casa. Uma das lixeiras servirá para depositar o lixo orgânico, restos de comida, e na outra você irá colocar os materiais recicláveis, como plásticos (garrafas PET, embalagens de xampu, embalagens de comida, etc.), papeis, metais (papel alumínio, latas de bebidas, de óleo, de atum, etc.) e vidros (garrafas, copos, pratos, etc.). Lembrando que papeis muito sujos (papel higiênico, guardanapos, etc) e papel celofane ou filme não são recicláveis.
Antes de colocar o material reciclável na lixeira limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Desta forma, você não irá comprometer a reciclagem.
Alguns materiais não devem ser colocados nem no lixo orgânico e nem no lixo reciclável. Exemplos: óleo de cozinha usado e baterias ou pilhas (contém metais pesados em sua composição). O Parque Vila Guilherme – Trote recebe o óleo de cozinha usado, sendo necessário colocá-lo dentro de uma garrafa de plástico ou vidro e depositá-lo em um dos latões do parque. A Drogaria São Paulo recolhe pilhas e baterias usadas em todas as unidades do Estado de São Paulo, desde 2004. Para participar, basta ir até uma loja e depositar os resíduos nos Cata-Pilhas. Ou ainda retirar o mini Cata-Pilhas, levar para casa e devolver à Drogaria quando estiver cheio de detritos.
Veja outras matérias da região no link http://revistacomuniq.com.br/site/home/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário