A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, lança oficialmente em 8 de julho a série de livros “Capacitação e Atualização em Geoprocessamento em Saúde”, produzidos em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Neste dia, serão realizadas oficinas técnicas com os organizadores e autores para a continuidade dos cursos e novas propostas de ensino a distância.
Esta série de livros foi elaborada para o treinamento de profissionais do Ministério da Saúde que desenvolvem atividades de análise e planejamento de ações nas áreas de epidemiologia, vigilância e promoção da saúde.
Os livros, que fazem parte do “Programa Capacitação e Atualização em Abordagens do Espaço em Análises de Saúde Pública”, estão disponíveis para download no site www.capacita.geosaude.cict. fiocruz.br
Esta série de livros foi elaborada para o treinamento de profissionais do Ministério da Saúde que desenvolvem atividades de análise e planejamento de ações nas áreas de epidemiologia, vigilância e promoção da saúde.
Os livros, que fazem parte do “Programa Capacitação e Atualização em Abordagens do Espaço em Análises de Saúde Pública”, estão disponíveis para download no site www.capacita.geosaude.cict.
O Programa tem como principal objetivo formar profissionais do Sistema Único de Saúde - SUS, envolvidos com análise e planejamento de ações em saúde através do controle de doenças, epidemiologia e vigilância em saúde. Mais especificamente, pretende-se:
- oferecer aos técnicos locais subsídios teórico-práticos relativos às abordagens do espaço em análises de saúde para a vigilância em saúde que contribuam para o aprimoramento das práticas e ações de saúde, embasadas em noção ampliada dos processos de saúde e no uso de ferramentas tecnológicas disponíveis, incorporando avanços tecnológicos ao Sistema Único de Saúde;
- promover oportunidades de reconhecimento, análise e discussão sobre o território de atuação desses profissionais, visando à elaboração de diagnósticos da situação de saúde e das condições de vida, a identificação de situações-problema e a elaboração de propostas de intervenção;
- aperfeiçoar a capacidade de análise de sistemas nacionais de informação para a vigilância em saúde a partir de dados existentes e de informações produzidas localmente nos estados e nos municípios.
- aprimorar o uso dos programas nacionais de visualização e análise de dados espaciais para a vigilância em saúde a partir da incorporação de ferramentas que permitam e facilitem a espacialização das informações em diversas escalas de análise de recortes territoriais (estados, municípios, bairros e vizinhanças).
Os cursos visam capacitar e atualizar profissionais com nível de formação superior, técnicos atuantes na área de Vigilância em Saúde de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) participantes do VIGISUS. São pré-requisitos fundamentais para participação no curso Básico que o profissional possua:
- conhecimentos de estatística básica (bioestatística) e epidemiologia, familiaridade com a utilização de banco de dados;
- conhecimento dos principais sistemas de informação da saúde;
- conhecimento de indicadores de saúdeVolume 1: Abordagens espaciais na Saúde Pública (download)
organizadores: Simone M. Santos e Christovam Barcellos;
Volume 2: Sistemas de Informações Geográficas e
análise espacial na Saúde Pública (download)
organizadores: Simone M. Santos e Reinaldo Souza-Santos;
Volume 3: Introdução à Estatística espacial para a Saúde
Pública (download)
organizadores: Simone M. Santos e Wayner V. Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário