domingo, 17 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO DO CECCO - INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE AS ATIVIDADES E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO SAÚDE DOENÇA

          Programação para População Adulta

 As Atividades da Medicina Tradicional Chinesa ( Programa da  MTHPIS da Secretaria Municipal de Saúde.

  • ATIVIDADES CORPORAIS 
Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa

As Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa visam o equilíbrio das 2 energias da natureza dentro do homem, o Yin (considerada a entrada da terra) E Yang (considerada a entrada do céu) ao mesmo tempo que são opostas, se complementam, formando a Suprema Unidade, o Tao ( um dos sentidos é o caminho).
Quando Yin e Yang estão equilibrados no homem, o tai chi se manisfesta, traduzindo-se em saúde e bem estar.
O homem consegue este equilíbrio através da alimentação correta (com as cores e os sabores) das práticas corporais e de um relacionamento amoroso, cuidadoso e compassivo com os seus semelhantes.
As práticas corporais são lentas, suaves, arredondadas, espiraladas, para que a energia tenha tempo para chegar até as extremidades e as camadas mais profundas do organismo.
O objetivo das Práticas na Medicina Tradicional Chinesa é promover o equilíbrio energético no organismo humano, pois sabe-se que os excessos e deficiências de yin e yang é que provocam as doenças.
No CECCO Vila Maria/Vila Guilherme temos as seguintes Práticas da Medicina Tradicional Chinesa:-

  • Tai Chi Pai Lin – Conjunto de práticas de origem milenar taoista para saúde, longevidade e iluminação, transmitidas direta e oralmente pelo Mestre Liu Pai Lin, mestre taoista que viveu no Brasil desde a década de 70 até o ano 2000. o Tai Chi Pai Lin é um treino de ajuda mútua entre movimento e serenidade. Através da serenidade treina-se o coração e  através do movimento treina-se a flexibilidade do corpo. Na serenidade, sem agitação, todas as doenças podem ser curadas, porque as doenças de mais difícil cura são as de origem emocional. Serenando a pessoa isola a doença.
      TAI CHI PAI LIN: é um modo efetivo de auto-conhecimento e auto-cultivo, mantendo o equilíbrio físico/energético do homem e promovendo a sua integração com a natureza. O tai-chi-chuan (pronúncia: “taijiquan”) é uma das práticas dessa união. Seus movimentos suaves e lentos preservam a saúde do corpo físico e a serenidade cultiva o espírito.

      • Benefícios para a saúde:

      • prevenção e cura de doenças, restabelecendo a saúde e possibilitando a longevidade;;
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos;
      • Fortalece o Sistema Nervoso;
      • Normaliza a produção hormonal.

  • Iniciação ao Tai Chi Chuan – Prática da Medicina Tradicional Chinesa, caracterizada por movimentos suaves e harmoniosos, que promove a circulação de energia por todo o corpo físico. Yin e Yang se alternam trazendo a sensação de leveza e serenidade. Antes d prática são feitos treinamentos chamados de Qi Gong (pronuncia-se “tchi cun”) para preparar o corpor para a prática do Tai Chi Chuan.

  • Dao Yin Bao Jian Gong – Treinamento de condução do Qi (energia) para promoção da saúde.È uma técnica simples com oito séries de exercícios, adaptados para a prática popular. O Dao Yin mobiliza a circulação do sangue e do Qi, desobstruindo os canais e colaterais (meridianos), fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos e também é de fácil aprendizagem.
Exercícios para prevenir e tratar as doenças crônicas não transmissíveis (Hipertensão, Diabetes, etc);
    • Benefícios para a saúde:
    • Mobiliza a circulação do sangue e do qi, desobstruindo os canais e colaterais;
      • Fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos;
      • É de fácil domínio (é mais fácil dominar o corpo que a mente).

  • I Qi Gong – Uma série de 18 exercícios, criados especialmente para cultivar a energia do coração (imperador) e seus 2 ministros (pulmões). Trata doenças relacionadas às funções respiratórias, tais como bronquite e asma e a debilidade funcional do coração.

  • Treinamento dos 8 panos de seda – Panos de sede refere-se a preciosidade dos treinamentos e dos ganhos para a saúde que eles proporcionam. Ele é composto de movimentos que possibilitam a entrada e saíde de energia dos órgãos internos (coração, baço, pulmões, rins fígado).

  • Xiang Gong – Treinamento Perfumado - O Xiang Gong é uma prática budista com mais de dois mil anos de existência; foi desenvolvida pelo monge budista Bu Ju, com base nas tradições do Chan( Zen). A prática foi ensinada ao prof. Tian Ruisheng , que após cinqüenta anos de prática, começou a divulgar o  Treinamento Perfumado para a população em geral enfocando seu aspecto terapêutico.  O método consiste-se de 2 níveis, agrupados de acordo com o grau crescente de dificuldade dos movimentos. O nível 1 do Xiang Gong consiste-se de 15 movimentos realizados pelos antebraços em várias direções, pode ser praticado em pé ou sentado e exercitam os meridianos das mãos que pertencem aos órgãos: Pulmão, Coração e Pericárdio, e às vísceras: Intestino Grosso, Intestino Delgado e Triplo Aquecedor.
Benefícios:

  • Nível 1 -Os movimentos foram projetados para fortalecer as funções dos órgãos e dos meridianos e massagear um ou dois pontos chaves de cada meridiano.

  • O nível 2, consiste-se de 15 movimentos realizados coordenadamente pelos membros superiores e inferiores, e praticados em pé. Os movimentos foram projetados para massagear pontos nos meridianos dos pés e das mãos, e também para cultivar o qi no meridiano Vaso Governador através dos movimentos do quadril e joelhos.
  • Lian Gong em 18 Terapias - O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal, criada na década de 70, pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, nascido em Shangai, China, em1919. Ele uniu conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da moderna medicina ocidental, com antigas artes guerreiras, de forma a prevenir e tratar problemas osteomusculares e articulares, tão freqüentes nas condições da vida moderna.
    Trata-se de uma prática corporal fundamentada em algumas práticas tradicionais, mas com enfoque essencialmente voltado para a saúde física, levando em conta a circulação do Qi, sendo por isto mais facilmente aceita por muitos profissionais da saúde, pela facilidade de sua compreensão na óptica ocidental.
    Em função desta ampla aceitação e da eficácia observada, o Ministério da Saúde o incluiu entre as práticas da MTC a serem oferecidas à população pelo SUS, através da Portaria 971 de 04 de maio de 2006.

  • O Lian Gong em 18 Terapias é composto de três partes
    No CECCO são dados a 1ª Parte e 2ª Parte . Parte Anterior (1ª. Parte) - 18 exercícios para prevenir e tratar dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.
             Benefícios:

             1ª. Serie - 6 exercícios - trabalha a parte superior, pescoço e ombro.
             2ª. Serie - 6 exercícios - trabalha o tronco, costas e região lombar.
             3ª. Serie - 6 exercícios - trabalha, a parte inferior, glúteos, pernas e pés.
            
             Parte Posterior (2ª.Parte) - 18 exercícios para prevenir e tratar problemas
             articulares, prevenir e tratar tendinite, tenossinovite e disfunções orgânicas.
             4ª. Serie - 6 exercícios - trabalha as articulações, previne e ajuda a tratar
             doenças articulares.
             5ª. Serie - 6 exercícios - trabalha o fortalecimento dos tendões, previne e ajuda
             a tratar tendinite e tenossinovite.
 
             6ª. Serie - 6 exercícios - é uma automassagem que trabalha pontos da
             acupuntura, com o objetivo de harmonizar as funções orgânicas.
  • O Lien Ch'i enfatiza a prática em estado meditativo:a pessoa se concentra em sua respiração de foma a esvaziar a mente enquanto realiza os movimentos.O objetivo é não controlar as posturas e o Ch'i(energia vital), mas deixá-los fluir como as águas em um rio.Assim, a energia se move por todo o organismo e aumenta a consciência corporal, por meio da integração de cada estrutura corpórea:tecido de revestimento, articulações, músculos, movimentos viscerais e dominância cerebral.

    Representação da dança do universo e da natureza, os movimentos do Lien Ch'i contêm todos os processos naturais - vida, morte, construção, destruição.Durante a prática, a pessoa se conecta com a natureza interagindo com cada representação na sua mais profunda essência.

    A técnica original é constituída por uma sequência de oito movimentos de aquecimentos, realizados de forma leve.

  • Benefícios:Trabalha as articulações e os músculos das coluna vertebral,ombros, pernas, braços, coxa, panturilha.Alonga os músculos responsáveis pela respiração, principalmente o diafragma, aumenta a expansão tórax, melhorando a oxigenação do sangue.
  • DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS – Danças de todos os povos.
 O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos. O principal enfoque na Dança Circular Sagrada não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apóiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, metafórica e transcendental.
Utiliza-se de ritmos de fácil execução, com danças tradicionais, músicas folclóricas e  
indígenas
    • Benefícios para a saúde:
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos;
      • Ajuda a acalmar;
      • Melhora a concentração e a memória.
Dança Sênior

  • Ilse Tutt, alemã criadora da Dança Sênior. É atividade emocionante, própria para pessoas idosas. Ela reflete em sua natureza a sensação de bem estar na harmonia de ritmo e melodia,ou seja a liberação da alegria de viver.
    É atividade socializante, valiosa para pessoas idosas, pois desenvolve a vida em comunhão com outros. Ela dá auto-estima ao idoso por ser ativo e participativo, ainda que apresente limitações típicas de idade avançada. Supera, assim, a retração às vezes natural do idoso, que pode trazer consigo a solidão e tendência para auto -margilinalização e auto-destruição.
    É atividade saudável, benéfica para as pessoas idosas. Ela mantém a boa saúde na velhice e ajuda a conduzir as limitações da idade:

  • Benefícios:

    + O movimento estimula a motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo.
    + A respiração estimulada e a circulação sangüínea intensificada
    favorecem uma melhor oxigenação e irrigação das células prevenindo problemas cardiovasculares.
    +  A memorização  de  passos  e  figuras e  o  constante treino da coordenação motora desenvolvem a capacidade cognitiva, evitando, assim, o desgaste precoce do reflexo mental, e permitindo a manutenção da capacidade intelectual.



  • IOGA (“YÔGA”)

  • Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. A palavra Yoga vem do sânscrito, antiga língua indiana, que significa união, pois une e integra o corpo, a mente e nossas emoções. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração e fortalecimentyo da flexibilidade. Os ãsanas( posições físicas) são simples e são conquistadas gradualmente, respeitando o ritmo do próprio corpo. O YÔGA faz parte do que chamamos “Filosofia Perene”: conjunto de conceitos, símbolos, mitos e comportamentos que existem desde os primórdios da humanidade. Os benefícios que o YÔGA proporciona são reais e estão à disposição de todos: saúde e auto-conhecimento.

    • Benefícios para a saúde:

      • prevenção e cura de doenças, restabelecendo a saúde e possibilitando a longevidade.
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos
  • CAMINHADA MONITORADA: atividade física aeróbica realizada através da caminhada, antecipada por exercícios de alongamento e aquecimento corporal. Antes e após a prática desta atividade, são verificados os sinais vitais ligados aos sistemas cardiovascular e respiratório.
    • Benefícios para a saúde:
      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos;
      • Promove a integração e melhora o relacionamento interpessoal.


  • ALONGAMENTO E RELAXAMENTO – Exercícios com músicas que trabalham o corpo e a mente.

    • Benefícios para a saúde:

      • Mobiliza a circulação do sangue, fortalece os músculos, ligamentos, articulações e ossos;
      • Promove a integração e melhora o relacionamento interpessoal.

 Oficinas
  • OFICINA DE CESTARIA
    • Esta atividade consiste em transformar papel em objetos artísticos. É uma técnica muito simples, cuja habilidade em manipular o papel é facilmente alcançada.
    • Benefícios para a saúde:
      • Desenvolve a habilidade e coordenação motora
      • É relaxante
      • Exercita competências como a tolerância e criatividade


  • OFICINA DE ARTESANATO - Período da Manhã
Arte e saúde, tudo a ver
Pois bem. E a saúde com isso? "Quando estamos doentes, uma das coisas que mais nos ajudam a sair da crise é o entusiasmo", Por esse motivo, a arte vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento de uma série de doenças físicas e emocionais em vários hospitais e institutos do Brasil e do mundo.
patrocínio

Bordar, pintar, recortar e colar são atividades que podem mudar a vida de quem não encontra mais sentido para a existência. A afirmativa pode soar dramática, mas é verdadeira. "Trabalhos manuais ajudam a despertar os requisitos básicos de autoestima. Além de ser uma forma de muitas pessoas - como crianças abandonadas, portadores de deficiência, desempregados, presidiários e idosos - serem inseridas na sociedade, estimula o sentimento de se sentir capaz e produtivo".

O impacto positivo de quem procura se dedicar às tarefas manuais, seja por lazer ou necessidade de aumentar a renda, reverbera no estado emocional. 

 Pessoas com baixa autoestima conseguem desenvolver a criatividade, o que acaba gerando uma série de novas sensações e sentimentos. "Mesmo quem acredita não ter aptidão acaba se beneficiando. O estímulo de iniciar algo do zero e transformar em um artigo útil e bonito é como uma injeção de ânimo".

O simples fato de fazer algo já é tido como uma espécie de remédio contra angústia de quem não se sente útil. Há casos ainda em que os efeitos são mais impactantes. Pessoas que chegam deprimidas pela falta de objetivos e perspectivas de melhora encontram um alento desafiador ao se dedicarem aos trabalhos manuais. 

"Muitas percebem o seu talento e voltam a estudar para desenvolvê-lo. Outros aprendem um ofício que vai garantir a sua estabilidade financeira no futuro. Até mesmo o sentimento de ambição, que é mal interpretado em muitas vezes, floresce e é bem canalizado, pois o indivíduo alcança aos poucos um grau de segurança em si e quer dar vazão em outras áreas da sua vida e consertar o que ele acredita estar errado".

Superar dificuldades como a
timidez ou experiências dolorosas com outras pessoas também ajuda na escalada de recuperação do amor próprio. A troca pessoal que existe em grupos  ajuda os integrantes a superarem traumas. 

"Ao compartilhar o espaço, naturalmente as pessoas se soltam. Os que chegam acanhados aos poucos se tornam falantes. Isto acontece em praticamente qualquer grupo de ajuda. Eles ganham confiança ao repartir suas experiências de vida com outros e também desenvolvem sentimentos mais nobres que agressividade e negação".
Aptidão ou dom específico não são necessários para começar a praticar uma atividade manual.

    • O artesanato é um espaço onde os participantes se encontram com o objetivo de aprender ou de ensinar técnicas artesanais que utilizam diversos tipos de materiais de fácil acesso como: tecidos, colas, tintas, linhas, papéis, guardanapos, entre outros.

    • Benefícios para a saúde:
      • Desenvolve a habilidade e coordenação motora
      • Ativa a memória
      • Desenvolve a habilidade social (Enquanto a atividade é executada os participantes têm oportunidade de ampliar o relacionamento pessoal e exercer a convivência grupal.)


  • OFICINA DE GERAÇÃO DE RENDA
§  As Oficinas são criadas para que os portadores de transtornos mentais possam transformar suas competências em fonte de renda. Tem um cunho social, sendo utilizada como ferramenta de formação de pacientes com ou sem benefícios, para que eles iniciem seu processo de crescimento e mobilidade social de forma prática e autônoma.
    • Benefícios para a saúde:
  • Ajudam na reabilitação dos pacientes com transtornos mentais inserindo-o novamente no mundo social.
      • Desenvolve a habilidade e coordenação motora
      • Melhora da auto-estima

    •   OFICINA DE DANÇA DE SALÃO ( com o professor voluntário)
 Benefícios para a saúde:
.
      • Melhora da auto-estima
      • Desenvolve a habilidade e coordenação motora

  • OFICINA DA MEMÓRIA

  • Espaço para discutir, tirar dúvidas e trabalhar a memória em seus diferentes aspectos
    • A oficina da memória tem por objetivo estimular e expandir diversas funções e habilidades cerebrais (memória, linguagem, atenção, concentração, percepção) através de vários exercícios e jogos de associação dos sentidos, onde se estabelece um ambiente agradável de convivência entre os participantes.
    • Benefícios para a saúde:
      • Proporciona bem estar através da convivência lúdica entre os pares
      • Estimula o funcionamento cerebral mantendo-o ativo.



  • TERAPIA COMUNITÁRIA

  • A Terapia Comunitária é caracterizada por um espaço de convivência social. Representa uma oportunidade das pessoas buscarem – e encontrarem – uma rede social de apoio. Isto, independente de idade, classe social e nível de instrução. Trata-se de encontrar um grupo social de acolhimento. As vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções que fazem parte da vida de todo ser humano. Muitas vezes, uma pessoa pode apoiar outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e pode também ser ajudado simultaneamente, uma vez que o problema do outro pode ser semelhante ao seu. O resultado terapêutico é atingido de forma individual, mesmo diante de histórias e narrativas compartilhadas, pois todo participante sente e percebe de acordo com suas vivências pessoais. A presença e participação do outro é importante e é o referencial de apoio e das diferenças culturais. A cada encontro, é possível também observar o resultado coletivo, através das construções e produções do grupo, durante o processo de terapia. São reuniões semanais de aproximadamente 1h30 de duração.
  • Benefícios:
  • Melhora a auto-percepção e auto-estima;
  • Promove a interação social;
  • Melhora a capacidade de comunicação e expressão.
   



 Jogos, Sarau e Eventos

  • JOGOS LÚDICOS
§  Atividade que resgata e mantém viva a riqueza de nosso patrimônio cultural, através de brincadeira, jogos, contos, lendas, fábulas, canções e provérbios
    • Benefícios para a saúde:
      • .Promove a interação social;
      • Melhora a capacidade de comunicação e expressão.


  • SARAU CULTURAL
§  Espaço de resgate cultural e de manifestação do potencial artístico da população. O Sarau tem como objetivo reunir pessoas que gostam de música, poesia, crônicas, tanto para se apresentarem como para apreciarem essas manifestações. Os saraus têm procurado ao longo de sua existência, ir acompanhando e trazendo informações ao público sobre pessoas importantes no mundo das artes. No ano de 2010, por exemplo, ano em que o escritor José Saramago faleceu, trouxemos informações sobre a vida do autor e algumas “pérolas” escritas por ele

    • Benefícios para a saúde:
      • Possibilidade de elevação da autoestima e de expressão artística e cultural.
  • EVENTOS ANUAIS – Baile de Carnaval, Festa Junina, Mês da Mulher, Semana da Primavera – Homenagem ao Dia Internacional do Idoso e Divulgação das Práticas Corporais, Programação Especial para as Crianças nas Férias Escolares.
        Programação para População Infantil


A.   Introdução.
O presente texto tem em vista a apresentação da descrição do planejamento estratégico com crianças a serem trabalhados dentro da ótica da Promoção de Saúde e Prevenção, através de três grandes modelos de intervenção:
1.     Contação de Histórias Infantis e Juvenis: aberto e sob agendamento com grupos de Escolas, equipe NIR-I, Abrigos, Instituição ABADs, etc
2.     Trilhas em espaço aberto no Parque do Trote: Trilha do SACI, Trilha dos Brinquedos e Trilha dos Sentidos: aberto e sob agendamento com grupos de Escolas, CAPSinfantil, Equipe NASF, UBS, Equipe NIR-I, Abrigos, etc.
3.     Oficina de Criatividade e Expressão: Única atividade semanal e processual com infância no CECCO: para crianças entre 7 a 11 anos. Atualmente, em fase de formação grupal. Encaminhamento espontâneo, Escolas e equipamentos da Saúde da região.
3.1-       Brinquedoteca: atualmente nas segundas-feiras as 9:00 e quintas-feiras as 15:00 horas.
3.2-       Atividades em conjunto com o CAPSinfantil de Vila Maria/Vila Guilherme: em fase de discussão entre os dois serviços de Saúde.
3.3-       Cantinho da Leitura: espaço aberto de convivência aberto a todas idades para contato com livros de histórias infantis e alguns jogos.
3.4-       Distribuição de livros infantis do Projeto Leia Comigo para crianças que participarem das oficinas, na medida em que a Fundação Dpaschoal nos cederem o material.
   Modelo de Intervenção.
- Aberto.
- Preferencialmente grupal e heterogêneo.
- Faixa etária entre 5 até 11 anos.
- Encaminhamento: Espontâneo, CAPSinfantil, Unidades Básicas de Saúde, Escolas Municipais ou Estaduais da região, CRAS, Abrigos Infantis.
- Entrevista com os pais ou responsáveis das crianças da oficina de Criatividade e Expressão.

C.   Benefícios a Saúde da Criança.

De acordo com a normatização CECCOs de 1994, todas as atividades com a criança aqui apresentadas, tem como principal objetivo trabalhar com a Promoção e Prevenção em Saúde, tendo em vista que as propostas visam promover a convivência social, aprendizagem, criatividade, expressão de habilidades, expressão emocional através da atividade, além de se caracterizarem por ações de ordem cultural e de lazer em ambiente considerado saudável e inclusivo.
Nesta ordem, estamos atuando em prol de um desenvolvimento mais saudável da criança com ou sem transtorno emocional, deficiência, dificuldades de aprendizagem escolar, falta de inclusão social, dificuldades na família, história ou não de violência intra-familiar ou extra-familiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário