PRESÉPIO TEMÁTICO
O Projeto de Construção do Presépio teve início após uma visita dos usuários frequentadores do CECCO VM/VG – Trote ao Museu de Arte Sacra que abriga uma exposição permanente de Presépios de vários países e localidades. Por sugestão da monitora do local o grupo abraçou a idéia de construir um Presépio que caracterizasse as atividades do CECCO, do local que está sediado e da região de Vila Guilherme. As atividades foram iniciadas em novembro/10 na Oficina de Cestaria,sob a Coordenação do Sr. Orlando Cabreli, voluntário do CECCO e nas Oficinas de Artesanato com a participação de usuários e funcionários do serviço. Foi utilizado material reciclado, como: Jornal, Revista e Tecido.
Devido ao tempo exíguo foi possível apenas caracterizar alguns locais e atividades, tendo como idéia a sua continuidade no próximo ano.
CECCO – CENTRO DE CONVIVÊNCIA E COOPERATIVA DE VILA MARIA/VILA GUILHERME – TROTE.
O CECCO é um equipamento público e gratuito, de convivência, trabalho e formação, pertencente à Prefeitura do Município de São Paulo/ Secretaria Municipal de Saúde, que funciona dentro do Parque Vila Guilherme – Trote e oferece várias atividades.
Conta com um espaço de Sala de Leitura, Sala Verde onde pode-se emprestar livros. Temos também a Brinquedoteca ( dirigida a crianças de 4 a 12 anos).
Local: Av. Nadir Dias Figueiredo, 1329 – Vila Guilherme (Salão do Parque Vila Guilherme – Trote/Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente)
Horário: 7h00 às 17h00
Público alvo: Crianças, Jovens, Adultos, Idosos e Pessoas Portadoras de Transtorno Mental e de Necessidades Especiais.
PARQUE VILA GUILHERME – TROTE
O Parque funciona dentro da área que pertenceu a Sociedade Paulista do Trote, fundada por imigrantes italianos, espanhóis e portugueses em 1944.
Na décadas de 50 e 60, a elite paulistana lotava a Sociedade Paulista do Trote para fazer suas apostas nos guichês. Nas corridas eram utilizadas charretes. O local chegou a receber até 10 mil pessoas e as corridas deixaram de acontecer em 2002.
O Parque Vila Guilherme, pertence à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente tem sua origem em junho de 1986, quando houve uma ação de desapropriação que deu origem à unidade. A Prefeitura somente em 2006 tomou posse do restante da área da Sociedade Paulista do Trote.
BAIRRO DE VILA GUILHERME
Foi em 12 de setembro de 1912 que o comerciante fluminense Guilherme Praun da Silva, adquiriu junto a Dona Joaquina Ramalho Pinto de Castro, herdeira do Dr. Joaquim Inácio Ramalho, o “Barão de Ramalho”, uma área de cerca de 115 alqueires de terra , por oitenta contos de réis, oficializando-se tal data como a fundação do Bairro de Vila Guilherme.
GUILHERME PRAUN
Filho de Jacob Braun e Maria Braun, Guilherme Braun da Silva, nasceu no dia 20 de janeiro de 1853 (Dia de São Sebastião), na cidade de Petrópolis – RJ, com ascendência alemã.
Quando adquiriu a chácara do Barão de Ramalho, dividiu-a em sítios e chácaras, que foram vendidas a imigrantes portugueses, em sua grande maioria.
Construi uma escola (atual E.E Casimiro de Abreu, mais conhecida como “Ceca”), sub-delegacia e a Capela de São Sebastião, depois elevada à categoria de Paróquia, localizada na Rua Joaquina Ramalho, onde em 16 de julho de 1950, celebrou-se a primeira missa.
Árvore de Natal, confeccionada nas Oficinas de Artesanato do CECCO. |
Caracterização da Charrete utilizada nas Corridas da Sociedade Paulista do Trote, que funcionou até 2002, na área que hoje funciona o Parque Vila Guilherme - Trote. |
Boneco confeccionado na Oficina de Artesanato do Trote, caracterizando um usuário do Parque. |
Caracterização de funcionário do Parque Vila Guilherme - Trote, em serviço. |
Paróquia de São Sebastião, primeira igreja do Bairro de Vila Guilherme . |
Caracterização dos 3 Reis Magos. |
Caracterização dos 3 Reis Magos e da Sagrada Família. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário