segunda-feira, 22 de abril de 2013

Oficina Gratuita para Idosos com Depressão - ARTETERAPIA E DEPRESSÃO

ARTETERAPIA E DEPRESSÃO: Efeitos da Arteterapia como Terapia Complementar no Tratamento da Depressão em Idosos

Arteterapeuta: Eliana Cecilia Ciasca
contato: e-mail – elianaciasca.ipq@gmail.com

Oficinas gratuitas.

Este é um convite para participação em oficinas de arteterapia para pessoas de ambos os sexos, com 60 anos ou mais com depressão em qualquer estágio, leve a depressão maior.

A pessoa deve estar em tratamento com acompanhamento médico e tomando medicamentos para depressão.

Estas oficinas terão a duração de 1h:30min e acontecerão às terças-feiras de manhã no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, das 9h às 10h:30min, durante 5 meses (20 sessões).

Serão selecionadas 40 pessoas e por sorteio 20 irão participar das oficinas e 20 farão parte do grupo controle. As pessoas do grupo controle farão apenas avaliações no início e no final destas 20 sessões. Caso tenham interesse, ofereceremos as mesmas oficinas posteriormente.

A depressão está associada à inadaptação a situações adversas, estresse, sobrecarga e predisposição genética. Idosos são mais vulneráveis à depressão. Os sintomas da depressão em idosos podem ser diferentes do que em populações mais jovens. Muitos idosos não dizem que estão tristes, mas que sentem mais fadiga, dores, pouca energia, desânimo, falta de esperança que, para eles, podem ser atribuídas a causas físicas ou aos eventos estressantes da vida (Park, 2011; Castro-Costa in Bottino, 2012).

De acordo com vários autores, as terapias não farmacológicas são muito importantes para o aprendizado de novas formas de enfrentamento de problemas (Kiosses, 2011; McCaffrey et al, 2011).
A Arteterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza recursos expressivos, ou seja, pintura, desenho, modelagem entre outras técnicas, para auxiliar na percepção de emoções e sentimentos, o que pode proporcionar melhora da tristeza, ansiedade, apatia, etc, além de aumentar a autoestima, a motivação e o autoconhecimento. É importante ressaltar que para ter benefício terapêutico com Arteterapia não é necessário o conhecimento de artes ou técnicas expressivas. Qualquer pessoa que se encaixe no perfil da pesquisa, isto é, que tenha depressão e esteja em seguimento médico pode participar.

A Arteterapia é uma intervenção que tem demonstrado diminuir a depressão em idosos por permitir-lhes expressar seus sentimentos de tristeza e perdas (Harnden et al, 2004; Johnson et al, 2006). Valorizar as experiências de vida e encontrar objetivos na fase tardia da vida é imprescindível para o bem-estar. Muitas pessoas idosas percebem a importância de transformar sentimentos e atribuir novos significados para as vivências; para tanto, a Arteterapia aplica-se a essa etapa de vida, trazendo o reconhecimento de si, o que pode gerar melhora na autoestima.


Referências Bibliográficas:
- Bottino CMC; Blay SL; Lacks J. Transtornos do humor em idosos na comunidade. In Bottino CMC; Blay SL; Laks J. Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Humor em Idosos. (pp. 3). São Paulo: Atheneu, 2012.
- Harnden B, Rosales A, Greenfield B. Outpatient art therapy with a suicidal older adult. Arts Psychother 2004;31(3):165–180.
- Johnson C, Sullivan-Marx E. Art therapy: using the creative process of healing and hope among African American older adults. Geriatr Nurs. 2006;27(5):309–316.
- Kiosses DN. et al. Psychosocial Interventions for Late-life Major Depression: Evidence-Based Treatments, Predictors of Treatment Outcomes, and Moderators of Treatment Effects. Psychiatry Clin N Am 2011;34:377-401.
- McCaffrey R. The Effect of Healing Gardens and Art Therapy on Older Adults With Mild to Moderate Depression. Holist Nurs Pract 2007;21(2):79–84.
- Park M.; Unützer J. Geriatric Depression in Primary Care. Psychiatr Clin N Am 2011; 34:469-487.

AMANHÃ pessoal... 23/04 - 13h na USP - Finanças Solidárias

É AMANHÃ pessoal... 23/04 - 13h na USP. Esperamos vocês!

Caras e caros da Economia Solidária,
O Núcleo de Economia Solidária da USP – NESOL/USP convida todas e todos para participarem do encontro - Finanças Solidárias -VIII Encontro dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento da Região Sudeste.
Data: 23 de abril de 2013
Horário: 13h00 as 17h30
Local: USP - Anfiteatro Carolina Bori - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
           Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco C, Cidade Universitária - São Paulo - Mapa
Caso não apareça imagem abaixo CLIQUE AQUI
Imagem inline 1
13h00 - lançamento do livro "Banco Palmas 15 anos: Resistindo e Inovando"
Juliana Braz (NESOL/USP), Vinícius Galdino (FINEP) Augusto Câmara Neiva (NESOL/USP), Joaquim Melo (Banco Palmas).

14h00 - Finanças Solidárias e seus atores
Mediação - Mariana Giroto (NESOL/USP), Joaquim Melo (Banco Palmas, Bancos Comunitários), Rodrigo Pires Vieira (Cáritas,  Fundos Rotativos Solidários) e Affonso Flach (Cresol, Cooperativas de crédito) e Haroldo Mendonça (SENAES/MTE).

CONTATO: nesol@usp.br
Facebook: NESOL/USP
Twitter: @nesolusp

Abraços solidários,


Bruno Videira 
NESOL/USP

terça-feira, 16 de abril de 2013

Imperdível - Peça de teatro: " Cidade Cheia de Graça" (gratuito)



Ministério da Cultura, Cielo e Companhia Teatral Olhos de Dentro apresentam a peça Inclusiva: “Cidade Cheia de Graça”.

Dias: até 28/04/2013

Local: Teatro Ruth Escobar – Sala Gil Vicente

Endereço: Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista

Fone: (11) 3289-2358

Domingos às 11h00

ENTRADA FRANCA

Noite de Improviso


Direção/ Marcio Ballas

Com/ Guilherme Tomé, Marcio Ballas, Marco Gonçalves e convidados
O espetáculo tem direção de Marcio Ballas, apresentador do programa Cante se Puder, do SBT, e pioneiro na improvisação teatral brasileira. Junto com seus companheiros do "É Tudo Improviso" (Band), Guilherme Tomé e Marco Gonçalves, fizeram da "NOITE DE IMPROVISO" uma das principais referências da improvisação brasileira.

Noite de Improviso tem música ao vivo e recebe a cada noite um convidado especial. Já passaram pelo palco nomes como Rafinha Bastos, Fernando Caruso,  Mariana Armellini, Cris Werson, Murilo Couto, Daniel Nascimento, Anderson Bizzochi e Elídio Sanna.
Sempre um espetáculo inédito, criado na hora, inteiramente improvisado!   

Serviço:

Data/ 20/04
Horário/ 20h30
Idade/ a partir de 16 anos
Local/ Teatro
Capacidade/ 246 pessoas
Duração/ 90 minutos
ENTRADA GRATUITA
Sujeito a lotação de espaço
Retirada de ingresso com 1h de antecedência

Sobre Marcio Ballas

Apresentou o programa “É Tudo Improviso” (Band) e apresenta o “Cante se Puder” (SBT). Estudou em Paris na “École de Théâtre Jacques Lecoq”. Fez espetáculos com os "Palhaços Sem Fronteiras"  franceses em Madagascar (África) e em campos de refugiados, durante a guerra do Kosovo. Foi integrante dos “Doutores da Alegria”.
Um dos criadores do "Jogando no Quintal - jogo de improviso de palhaços" em 2002. Participou de Festivais de Improviso na Argentina, Peru, Chile e Uruguai. No Festival da Colômbia foi campeão mundial de improviso com a seleção brasileira.
Dá aulas e palestras para empresas e cursos para iniciantes.
Ator e diretor da “Noite de Improviso” em cartaz às Quartas no Comedians.

Sobre Guilherme Tomé

Ator, improvisador, humorista e roteirista mineiro. É membro fundador da Companhia de Humor Olaria GB com a qual tem participações na TV, festivais e montou peças de esquetes cômicos. Ainda no teatro fez parte do elenco de apoio do grupo Parlapatões. Foi produtor e improvisador do programa "É Tudo Improviso", na Band. Faz parte do elenco de convidados do espetáculo "Improvável" e é integrante da "Noite de Improviso", em cartaz no Comedians Club.

Sobre Marco Gonçalves

Palhaço, músico, improvisador e ator. Começou sua carreira em 2004 no " Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços " e em 2009 entrou para o elenco do espetáculo " Improvável " da Cia Barbixas de Humor.
Na televisão fez o programa "É Tudo Improviso" na Band e hoje é parte do elenco da versão brasileira do "Saturday Night LIVE" na Rede TV.
Local: Centro da Cultura Judaica
Rua Oscar Freire, 2.500
Ao lado da Estação Sumaré do Metrô

segunda-feira, 15 de abril de 2013

NOVIDADE: Catalogo de Produtos – Design Possível + Rede


A Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária em parceria com o Design Possível participou da Feira Craft Design 2013. Como resultado dessa parceria o Design Possível produziu um catalogo dos empreendimentos e seus produtos que participaram do Estande na Craft Design.

No mês de Agosto vamos participar novamente. Empreendimentos de nossa Rede se preparem que no meio do ano vamos abrir novamente um processo de seleção para participar da Feira Craft + Design.


--
Rede de Saúde Mental e Economia Solidária
http://http://saudeecosol.org/
http://www.flickr.com/photos/saudeecosol

domingo, 14 de abril de 2013

reunião de Abril da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária

Rede de Saúde Mental e Economia Solidária


Quinta, dia 18 de Abril
 
9h
 
Auditório Flamínio Fávero no predio 10 - Mackenzie
 
Pauta:
 
1. Informes (reuniões SUTACO, CREFITO, Sec Municipal de Saúde);
 
2. Feira da Pompéia

Rede de Saúde Mental e Economia Solidária
http://http://saudeecosol.org/
http://www.flickr.com/photos/saudeecosol

20/04 Orientações para cuidar de idosos com demência

Orientações para cuidar de idosos com demência

Cuidadores formais e informais de pacientes com diagnóstico de demência têm mais uma ferramenta para desempenhar melhor essa tarefa. O Programa Terceira Idade (Proter), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (Ipq-HC), promove encontros psicoeducacionais para cuidadores de pacientes com demência. 

Em quatro módulos independentes, psiquiatras, geriatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas orientam sobre as características da doença e as formas de lidar com a situação. 

Tratam também de aspectos legais previstos no Estatuto do Idoso e dão dicas de saúde para o cuidador. O próximo encontro abordará o tema "demências e tratamentos", no dia 20 de abril, sábado, das 9h00 às 12h30, no Auditório do IPq-HC (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César – SP - térreo).  

Inscrições gratuitas, pelo site www.proter.org ou pelo telefone (11) 94860-6258 (deixar mensagem). Informações: (11) 2661-6973 (Fonte: Diário Oficial do Estado)

20/04 Orientações para cuidar de idosos com demência

Orientações para cuidar de idosos com demência

Cuidadores formais e informais de pacientes com diagnóstico de demência têm mais uma ferramenta para desempenhar melhor essa tarefa. O Programa Terceira Idade (Proter), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (Ipq-HC), promove encontros psicoeducacionais para cuidadores de pacientes com demência. 

Em quatro módulos independentes, psiquiatras, geriatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas orientam sobre as características da doença e as formas de lidar com a situação. 

Tratam também de aspectos legais previstos no Estatuto do Idoso e dão dicas de saúde para o cuidador. O próximo encontro abordará o tema "demências e tratamentos", no dia 20 de abril, sábado, das 9h00 às 12h30, no Auditório do IPq-HC (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César – SP - térreo).  

Inscrições gratuitas, pelo site www.proter.org ou pelo telefone (11) 94860-6258 (deixar mensagem). Informações: (11) 2661-6973 (Fonte: Diário Oficial do Estado)

Voluntários para pesquisa de 18 a 60 anos - Instituto de Psiquiatria

Voluntários para pesquisa

O Instituto de Psiquiatria (IPq), ligado ao Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), busca voluntários de 18 a 60 anos, que não apresentem doenças psiquiátricas ou neurológicas e não façam uso de medicações para esses transtornos, para participar de pesquisa sobre comportamento (emoções, afetividade etc.). Os voluntários passarão por uma pré-seleção por telefone e deverão comparecer ao Instituto apenas uma ou duas vezes para uma entrevista pessoal. Os selecionados receberão ajuda de custo. O IPq fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo. Mais informações: (11) 2661-6958; email pesquisalim23@gmail.com (Agência USP de Notícias)

Mostra no Cinusp: Breves e Inéditos

Em cartaz até 1º de maio, mostra "Breves e Inéditos" reúne filmes de destaque em festivais internacionais, obras de atores e diretores consagrados e gratas surpresas do cinema mundial recente que foram menosprezadas pelos distribuidores ou pelo público no Brasil, serão apresentados no Centro Cultural São Paulo e no Cineclube Paulo Emílio, Cinusp. Extremamente diversificada quanto aos países e gêneros contemplados, a programação reúne dezenas de filmes que permanecem inéditos no Brasil, ou que foram lançados aqui apenas em DVD ou Blu-ray, ou que tiveram um lançamento comercial nos cinemas extremamente restrito, em poucas salas ou por pouquíssimo tempo. São filmes cujo lançamento – ou cujo não lançamento – no Brasil não foi compatível com suas qualidades. Dentre os filmes que chegaram a estrear nos cinemas paulistanos, mas ficaram em cartaz por muito pouco tempo, a mostra oferece ao espectador uma segunda chance para conferir na tela grande filmes de carreira breve e incompatível com sua repercussão em festivais internacionais de cinema, como o poético e inclassificável italiano "As Quatro Voltas", o alemão "Barbara", que apresenta prodigioso trabalho da atriz Nina Hoss, o peculiar "A Vida Útil", uma declaração de amor à cinefilia vinda do Uruguai, o vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2011, "Polissia", e as duas últimas obras da diretora francesa Mia Hansen-Løve: "O Pai dos Meus Filhos" e "Adeus, Primeiro Amor" – filmes que parecem ter sido subestimados mais pelo público do que pela distribuidora, que lhes garantiu ao menos uma rápida passagem pelo circuito das salas “de arte”. No Cinusp a Mostra estará em cartaz de 15 a 26 de abril e você pode visualizar a programação completa no  site do CINUSP. O CINUSP Paulo Emílio fica na Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04 - Cidade Universitária. São duas sessões diárias, de segunda a sexta-feira, com entrada franca. Informações: 3091-3540.